sexta-feira, 20 de junho de 2014

Circuito Naventura Trail Race - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha 2014 - 2ª Etapa - Ponta Grossa

Corrida 04/2014 - Circuito Naventura Trail Race - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha 2014 - 2ª Etapa - Ponta Grossa

     Pela primeira vez em mais de oito anos, no sábado 10/05/2014 à tarde, aconteceu uma etapa do Circuito na cidade de Ponta Grossa. A organização da Naventura teve o apoio fundamental dos amigos da TRF (Trail Running Friends) que moram próximo ao local da prova. A largada e chegada foram no Iate Clube de Ponta Grossa, e o percurso foi na redondeza da Repressa dos Alagados. A largada foi dividida entre os atletas de 24km (14:30) e dos 12 e 6km (15:30).


Região por onde passou a prova, com a cidade de Ponta Grossa ao fundo. Créditos: Esporte na Foto

     Na primeira etapa tive uma torção no pé direito e não consegui um tempo e colocação que almejava. Pensando numa boa colocação ao final do Circuito, participando em todas as provas essa primeira eu posso descartar, porém é essencial ir bem nas demais, então essa seria a corrida para buscar a virada, pois já não sentia mais dores, e estava vindo de um ótimo treinamento.
Local de concentração, junto à Repressa dos Alagados

     Saímos de Curitiba no final da manhã. Fui de carona com Titai, que havia participado da aula inaugural da The North Face Running Club, onde ganhou um excelente kit, contendo inclusive um tênis da marca. Nisso esqueceu até sua carteira contendo a CNH, e lá fui eu dirigindo, batalhamos para achar um local para almoçar (Florenal: que por sinal foi excelente), e chegamos ao local de concentração faltando poucos minutos para a largada. Cumprimentamos os amigos, pegamos o numeral e chip (muitos atletas reclamaram da lentidão, mas o meu foi pego pela equipe: HP Sports), aliás esse chip é um tanto robusto, até ruim de fixá-lo no tênis (na primeira etapa foi entregue numa pulseira com velcro para prender no tornozelo, menos pior).

     Interessante comentar, levei dois tênis e minutos antes da largada decidi qual iria utilizar. Estavam na mochila um Salomon Trail Score, específico para trilhas, e um New Balance MR890, o qual utilizo para correr na rua, e é bem mais leve que o Salomon. Como as trilhas estavam secas, e pegaríamos muita estrada de chão, decidi o têsnis de rua (New Balance), e tenho certeza que foi a melhor escolha. Também, devido a distância entre os postos de hidratação chegar à 10km, corri com um squeeze de 500ml fixada numa pochete de mão, e com isso não precisei parar em nenhum posto de hidratação.


Largada dos atletas de 24km - Créditos: Isabel Correa
     Consegui me aquecer um pouco, e fui ao pórtico de largada poucos segundos antes da largada. A largada por ser separada para os 24km, haviam poucos atletas no funil (67, sendo 50 masculinos e 17 femininas), então consegui me colocar em boa posição para largar. Com 500m já estava entre os 10 primeiros colocados, e no final do primeiro quilômetro me posicionei em quinto lugar, o qual era meu objetivo para a prova, dentre os inscritos que já havia visto. Esse trecho teve um pouco de reflorestamento de Pinus, mas quase sua totalidade em estrada de chão. Seguimos costeando um trilho de trem, saímos da estrada para um campo aberto, em meio ao capim baixo, e com muitas valetas formadas por motos (essas foram companheiras em vários momentos, mas em algumas trilhas comprometiam nossa segurança, o que vários atletas reclamaram, mas eu não tive problema).
Primeiro quilômetro, final do reflorestamento de Pinus - Créditos: Esporte na Foto


Segundo quilômetro, estava ainda em 5º lugar. Créditos: Esporte na Foto
     Retornamos à outra estrada de chão, onde no segundo quilômetro deveríamos virar numa trilha à direita, mas devido à sinalização errada de um Staff, seguimos reto pela estrada, o qual seria o percurso de 12km. Percebi o erro no mesmo instante, e forcei o ritmo para alcançar o Ricardo Letenski (TRF), atleta da região que conhece todas as trilhas. Ele estava em terceiro lugar uns 100m à frente. Passei o Amaro (MTS), e segui na cola do Ricardo, alcançando-o pouco antes do término da estrada no quarto quilômetro. Conversamos sobre o erro, mas nada havia para fazer, pois o Wilian e o Valdecir (MTS) estavam à frente e sem contato visual (não seria possível retornar sem prejudicar alguém!). Ele também me falou sobre um tombo que levou no reflorestamento (final do 1ºkm), mas seguiu adiante abrindo de mim numa descida beirando uma plantação. A partir desse ponto a prova se desenrolava variando em trilhas single track, travessia de riachos, subidas em pedras, tudo numa beleza única. Rodei praticamente sozinho (às vezes encontrava os motociclistas comentado anteriormente), só fui reencontrar o Ricardo uns três quilômetros depois, onde seguimos juntos (ele pouco à frente mostrando o caminho que já conhecia de olhos fechados - praticamente o quintal dele). Ao chegar num posto de hidratação, no 11ºkm, ele aliviou e eu o passei, pouco antes de um paredão de pedra que tínhamos que usar das mãos para conseguir subir (aproximadamente 45m de subida em 230m de distância).

Pouco antes do posto de hidratação, havia acabado de passar o Ricardo. Crédito: Nilson Carvalhais

Km 13. Créditos: Esporte na Foto
Km 13, com o Ricardo na cola. Créditos: Esporte na Foto

















No mesmo local qua havia passado o Ricardo na primeira volta, passando atletas de outras distâncias. Crédito: Esporte na Foto

Paredão de pedras, logo após o posto de hidratação. Eu estou lá em cima. Créditos: Esporte na Foto


Instantes finais, último quilômetro. Créditos: Junior Nilton Alves

Chegada. Créditos: Ricardo Letenski
     Ricardo e eu continuamos juntos, mas agora eu à frente dele. Na estrada de chão completamos uma volta pouco antes de chegar à estrada de ferro. Pensei que faríamos o percurso de 12km, mas o Kleber ao saber do erro do Staff determinou que os atletas inscritos nos 24km fizessem duas voltas no percurso, então lá fomos rodar pelo mesmo local. Normalmente não gosto de rodar pelo mesmo percurso. Muitos atletas também reclamaram. Mas nesse dia para mim foi melhor.  O trecho que foi cortado tinha bastante trilha e uma parte muita técnica. Imagino que eu perderia muito tempo nessa parte, então como trocou para grande parte em estrada de chão, eu fui mais veloz. Fui mantendo a dianteira na disputa amigável com o Ricardo, mas lá pelo 17ºkm olhei para trás e não vi mais o Ricardo. A partir daí fui sozinho, só encontrei alguns atletas das distâncias menores que largaram uma hora depois (mas não teriam que fazer duas vezes o percurso). Segui no meu ritmo até o final, chegando logo após os dois primeiros colocados dos 12km (me passaram no trecho final, no reflorestamento de Pinus), em 3º lugar geral, com o tempo de 2h11min, percurso total com 24,1km e 750m D+.


Chegada. Créditos: Esporte na Foto


Premiação, 3º lugar geral. Créditos: Esporte na Foto


Premiação, 3º lugar geral. Créditos: Esporte na Foto

     Agradeço ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva, pela parceria formada entre a Naventura Mkt Esporte e Turismo e a Ecoverde Corretora de Seguros, a qual me forneceu a inscrição para participar dessa prova.

Parciais:
     km01: 03'58"
     km02: 05'57"
     km03: 04'43"
     km04: 04'29"
     km05: 03'48"
     km06: 06'52" (62m de subida)
     km07: 05'57"
     km08: 04'23"
     km09: 04'01"
     km10: 05'28"
     km11: 06'52" (80m de subida)
     km12: 05'34"
     km13: 07'22" (88m de subida)
     km14: 04'20"
     km15: 05'03"
     km16: 04'24"
     km17: 08'48" (94m de subida)
     km18: 04'58"
     km19: 04'43"
     km20: 04'52"
     km21: 07'13" (60m de subida)
     km22: 05'31"
     km23: 06'02" (57m de subida)
     km24: 05'11"
     km25 (124m): 00'27"

Resultado:
     3° de 18 participantes na Categoria
     3° de 44 participantes no Geral Masculino
     3° de 69 participantes no Geral

Informações da etapa:
     Resultados Naventura ou Resultados Chiptiming
     Site oficial - Release
     Site Linha de Chegada
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 1
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 2
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 3
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 4
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 5
     Fotos Esporte na Foto - Galeria 6
     Fotos Junior Nilton Alves - Facebook
     Vídeo da largada, percurso e premiações - Minoru Mise
     Vídeo da largada, chegada e premiações - Noredim Bitencourt
     Relato de Gisely Blanc - Alta Montanha
     Relato de Thiago Cerdeiro - Trail Running
     Relato de Bruno Real - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário