quinta-feira, 10 de abril de 2014

Araçatuba Half Marathon

Corrida 03/2014 - Araçatuba Half Marathon

     Essa é a segunda edição dessa meia maratona, a qual é considerada a mais difícil do País. Organizada pela TRC Brasil, que por sinal foi impecável, tem próximo de 1.400m de subidas acumuladas e 2.800m de desnível total em seus praticamente 22km de distância. O morro do Araçatuba fica no município de Tijucas do Sul, e o acesso é feito pela BR101, entre Curitiba e Garuva. Esse mesmo local também abriga a maratona considerada também mais difícil do País: Maratona dos Perdidos, que irá acontecer dias 19 e 20 de julho de 2014 (2ª edição).


Vista do Araçatuba - Créditos: Diego Denega (www.trailrunning.net.br)
     Não pude participar no ano passado, mas realizei alguns treinos na região, e sabia que não seria tarefa fácil. Mas o que vale mesmo é o visual que contemplamos, ainda mais quando o tempo contribui. O domingo dia 06/04 estava excelente, sem uma nuvem no repleto céu azul, e muito sol mas temperatura amena, ou seja, condições perfeitas. Quem pode passar a noite acampado relatou que foi demais. Nós conseguimos admirar a beleza exuberante pela manhã.


Largada - Créditos: Diego Denega (www.trailrunning.net.br)
     A corrida é separada em três distâncias, portanto, mesmos quem não possui resistência para a distância maior de 22km, poderia se inscrever nas distâncias de 13km ou 4km. A largada é separada, às 08h para os 22km e às 08:30 para as outras duas distâncias. E seguiu-se rigorosamente o horário, às 08h largamos.

     Devido à problemas causados nas duas semanas que antecedeu a prova, decidi fazer uma prova conservadora. Quem não se lembra, duas semanas antes tive uma torção no tornozelo direito, e só consegui correr novamente na sexta-feira seguinte. E o que muitos não sabem, é que na sequência tive uma infecção na garganta e tomei antibiótico de segunda à sexta que antecedeu essa prova, consegui treinar apenas na sexta-feira. Portanto, larguei lá atrás e segui num ritmo tranquilo.

Largada - Créditos: Junior Nilton (Vivo Esportes)

Última cachoeira, faltando um quilômetro para a chegada.
     Basicamente a corrida é feita em trilhas, sendo somente os primeiros 500m em estrada de chão. Ao entrar na trilha, são 2km diretos de subidas. Nessa subida estávamos em 6 atletas, e não conseguia passá-los, mas também não pedi passagem pois queria economizar energia para depois. Ao entrar no campo de altitude, comecei à forçar mais. No sexto quilômetro nós descemos praticamente o mesmo tanto que subimos antes, num trecho de bate e volta, e para evitar qualquer incômodo no tornozelo, fui muito cauteloso. Ao terminar a descida, km 9, havia um Posto de Atendimento para marcar a passagem, onde tinha hidratação, frutas, e coisa mais. Mas não parei, fiz meia volta e comecei à subir. Nisso passei o amigo Guardião, e foi minha melhor posição durante a prova: 10º lugar geral. Mas ao final da subida, o próprio Guardião e outro atleta me passaram.



Chegada - Créditos: Diego Denega (www.trailrunning.net.br)
Com os amigos Rodrigo e Marcelo - Créditos: HP Sports
     No km 13 começava a íngreme subida que levava ao cume do morro Araçatuba, com seus 1.675m de altitude. Faltou energia, tive que parar algumas vezes, outros dois atletas me passaram. Encontrei vários atletas da distância de 13km, largaram meia hora depois e estavam entre o 3º e 4ºkm. Praticamente me arrastei para subir a famosa lage de pedras. Mas consegui alcançar o cume, marcaram minha passagem, e segui para o trecho final de 7km todo em descida. Boa parte dos três quilômetros seguintes dá para correr bem, quase à velocidade que correria na rua. No meu caso que estava já muito fadigado, tentei manter um pace de 5'/km (12km/h). Inclusive se mantivesse esse ritmo até o final, conseguiria terminar abaixo das 3h. Mas a descida é muito técnica, várias pedras, curvas fechadas, travessias de rios, enfim... vários trechos tínhamos que parar para atravessar. Num deles escorreguei e não caí por pouco. Até que a trilha ficou mais larga, com grama, totalmente plana, mas em leve descida. Faltava cerca de 1km. Ou seja, sprint final... mas as pernas já não aguentavam. Foi sofrido percorrer esse belíssimo trajeto, que terminava na fazenda de concentração da prova onde estava a largada/chegada. Passei o pórtico com 3h14min de prova, e em 14º lugar geral, mas 1º na categoria etária. Mais uma vez não fiz a prova que gostaria de fazer. A falta de treino comprometeu a segunda metade da corrida, mas agora é retomar a planilha e melhorar nas próximas competições - já inscrito para duas: dia 10/05 a 2ª etapa do Circuito Naventura Trail Race, e dia 19/07 a Maratona dos Perdidos.


Pódium 21km Categoria 30-34 anos - Créditos: Diego Denega (www.trailrunning.net.br)


Churrasco pós prova - Créditos: HP Sports
     Agradeço à equipe da HP Sports Assessoria Esportiva, principalmente ao Leandro Hadlich, que inclusive fez um excelente churrasco pós prova (pena não poder ter ficado mais, estava excelente). Também ao amigo Tony pela carona e hidratação (bud) pós prova, hehe.

Parciais:
     km01: 05'19"
     km02: 12'48"
     km03: 09'54"
     km04: 07'52"
     km05: 06'04"
     km06: 06'27"
     km07: 05'25"
     km08: 04'52"
     km09: 07'04"
     km10: 11'08"
     km11: 09'34"
     km12: 07'18"
     km13: 09'13"
     km14: 15'48"
     km15: 22'29"
     km16: 07'51"

Troféu - Créditos: César Condrati
     km17: 04'50"
     km18: 05'28"
     km19: 07'54"
     km20: 07'51"
     km21: 09'17"
     km22: 08'07"
     km23 (240m): 01'21"

Resultado:
     1° de 15 participantes na Categoria
     14° de 105 participantes no Geral Masculino
     15° de 121 participantes no Geral

Informações da etapa:
    Resultados
    Site oficial
    Site Linha de Chegada
    Reportagem Trail Running Brasil com Cleverson Del Secchi, campeão dos 21km
    Reportagem Trail Running Brasil com Leonardo Meira, vice-campeão dos 21km
    Reportagem Trail Running Brasil com Letícia Saltori, campeã dos 21km
    Reportagem Trail Running Brasil com Viviane Baggio, vice-campeã dos 21km
    Reportagem Trail Running Brasil com Marco Aurélio Piazza, campeão dos 13km
    Reportagem Trail Running Brasil com Gisely Blanc, campeã dos 13km
    Reportagem Trailrunning com Gisely Blanc, campeã dos 13km
    Reportagem Trail Running Brasil com Juliano Saddock, campeão dos 4km
    Vídeo Globo Esporte - RPC
    Vídeo da Largada - Território Montain
    Vídeo da Prova por Fabio Takeshi Sakamoto
    Vídeo da Prova por Eloyr Muckenberger (obs.: na largada apareço durante alguns segundos exatamente à frente na filmagem)
    Fotos Trailrunning - Diego Denega
    Fotos Julio Cezar Dídimo
    Relato de Ana Bunick para o Trail Running Brasil
    Relato de Diego Denega para o Trailrunning
    Relato de Letícia Saltori
    Relato de Rudival Gomes - Jacaré de Conga
    Relato de Fabio Takeshi Sakamoto - Run2B

7 comentários:

  1. Parabéns pela prova César, mesmo não estando como gostaria e tendo diversas adversidades vc consegui um bom tempo. Excelente relato muito detalhado. Agora é se preparar para os Perdidos, nos vemos por lá. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das três corridas que fiz esse ano, essa foi a única que entrei sem pretensão de resultado, e acabou sendo a melhor, hehe.
      Até o Perdidos, ou em algum treino por aí...
      Abraços.

      Excluir
  2. Parabéns César. Mesmo não estando 100% foi muito bem na prova.
    Abraço.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tutta. Quem sabe ano que vem voltarei e farei um sub 3h...
      Boa preparação para Porto Alegre. Pelos treinos fará uma excelente maratona.
      Abraços.

      Excluir
  3. Belo relato, Cesar! E belo resultado também! rs
    Essa é uma prova que tenho bastante vontade de fazer. Quem sabe no próximo ano.
    Bons treinos!

    Gabriel (http://seelacorreeucorro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriel. Treinamos à vezes no mesmo local da prova, é uma região muito bonita, e que possui dificuldade moderada. Quando estiver por perto, pode me avisar que tentamos conciliar um treino lá. E será muito bem vindo ano que vem na prova.
      Grande abraço.

      Excluir
  4. Uhuuuh, consegui o almejado sub 3h. Ontem, 29/03, teve a edição 2015 do Araçatuba Half Marathon. Consegui mais exatamente fechar em 2h 59min 33seg, mantendo a primeira colocação na faixa etária 30-39 anos, mesmo essa ficando maior (era 30-34).

    ResponderExcluir