sexta-feira, 24 de agosto de 2012

1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha

Corrida 05/2012 – 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha

Ano passado participei de apenas uma corrida de montanha desse Circuito, o qual já fui campeão em minha categoria no ano de 2010. Esse ano pretendo participar de todas as etapas, e se tudo der certo, novamente ser campeão na categoria. Lembrando que o Circuito possui 5 etapas, organizadas pela Naventura. Esse ano, além do percurso original de 12km, também terá um percurso menor (nessa etapa foi 6km).

Essa etapa aconteceu em São Luiz do Purunã, dia 29/04, mais exatamente na Estância Águas da Serra.

Gosto demais de participar desse tipo de corrida, pois são lugares que dificilmente iríamos visitar. Por isso, também, levo sempre minha família (esposa e filho de uno e cinco meses). Ele por sinal já queria correr quando me viu passando à mil!!!! A Eliane teve que segurá-lo...

A largada foi às 09h da manhã, já com sol, porém tinha chovido momentos antes, tinha bastante lama nas estradas e o rio pelo qual pensei que iríamos atravessar estava cheio.

Os primeiros quilômetros foram por uma estrada de chão, com muita lama como falado acima, e aproveitei para me aquecer (chegamos meio em cima da hora e não deu tempo de fazer aquecimento antes da largada!!!), então não forcei muito, mas ficando sempre entre os 15 primeiros.

Entramos à esquerda num caminho de grama, variando várias subidas e descidas (bem escorregadias). Aí já entrei em 13º lugar. Nesse caminho passei por outros dois atletas, até chegar no rio, que pensei que iriamos atravessar, mas para surpresa... percorremos por uns 100 ou 200 metros rio abaixo, inclusive com água batendo na altura do peito (quem foi mais pelo meio do rio teve que nadar em algumas partes, exemplo do amigo Valdecir Guardião que estava em minha frente), no vídeo feito pelo Felipe Tippa está a partir do 47º minutos (ele, por exemplo, ficou seis minutos rio abaixo!!). Nesse ponto passei por mais um atleta, e na saída da água por outro, estava em 9º, com o Valdecir junto na minha frente. Estava dentro de minha meta, conseguir o pódium na categoria (teria que ficar no máximo em 8º lugar, que mesmo se os dois atletas imediatamente à frente fosse de minha categoria conseguiria a terceira posição, já desconsiderando que os cinco primeiros firacariam no Geral - nesse caso poderia ficar em 9º pois o Valdecir é de outra categoria).

Passávamos da metade da corrida, e pelo mesmo local da largada/chegada. Foi aí que meu filho me viu correndo e queria correr junto. Eu gostaría de ver a cena, mas ele começou a correr logo depois que eu passei e acenei para ele. Tínhamos que descer por uma trilha muito técnica, no que o Valdecir tomou a frente (deixei pois ele estava mais rápido nas descidas), mas já na subida voltando dessa trilha o passei e comecei a abrir distância. Chegamos na estrada de chão novamente, percorremos por parte de um percurso de Montain Bike dentro da fazenda, e esse foi o pior trecho, uma super subida que começava no campo e terminava por uma trilha bem escorregadia.

Passamos para o outro lado do morro, pegamos um amarrador de cabelo (comprovando a passagem pelo percurso), e novamente subimos por uma estrada de chão, não tão íngreme mas bastante comprida. Não tinha fim. Tentava forçar para chegar no atleta da frente, mas nem sinal. Víramos quase 180º à esquerda e dá-lhe mais subida, mas que de repente chegamos ao cume daquele morro, tínhamos uma visão ampla de toda a região, lugar magnífico, mas que pouco pode ser apreciado pois já entrava numa descida. E que descida... com pedras soltas, e erosão que formavam valetas por toda a extensão. Desci muito forte, tanto que no final da descida, faltando cerca de 500m para a chegada, avistei um atleta na frente. Tentei não diminuir o ritmo, mesmo agora sendo plano. O passei e sequer olhei para trás, só mantive até chegar a linha de chegada em 7º lugar geral, com 1h 03min 12seg, conquistando o primeiro lugar em minha categoria.

Agradeço à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.

Parciais:
     Km 1 = 3:51
     Km 2 = 5:56
     Km 3 = 5:01
     Km 4 = 4:22
     Km 5 = 3:57
     Km 6 e 7 = 8:29 (não vi a placa do km 6)
     Km 8 = 6:56
     Km 9 = 8:10
     Km 10 = 5:28
     Km 11 = 6:16
     Km 12 = 4:43

Resultado:
     1° de 14 participantes na Categoria
     7° de 94 participantes no Geral Masculino
     7° de 128 participantes no Geral

Informações da etapa:
    Resultados
    Site oficial
    Fotos Wester Fernando
    Fotos Vivo Esportes
    Vídeo atleta Felipe Tippa
    Vídeo atleta Mauro Machado
    Relato atleta George Volpão

Fotos:

Quase a largada, mas ainda tem tempo para uma foto....

...tempo para essa foto.


Agora sim, preparados para largada

E foi dada a largada

De outro ângulo

ainda não deu tempo de dispersar o pessoal, eu sigo ali no meio...

E tinha um rio no meio do percurso!!!

Tem que manter o sorriso :)
Logo após a chegada, com a família acompanhando

Organizador do Circuito: Kleber Pacheco

Local da largada / chegada / premiação

Esse meu piá é louco por uma melancia (veja aqui)

Recebendo o troféu

close

Pódium categoria 30-34 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário