segunda-feira, 4 de março de 2013

K21 Half Adventures Marathon - Curitiba

Corrida 01/2013 - K21 Half Adventure Marathon - Curitiba (PR)

     Somente dia 03/03 estreei nas corridas nesse ano, depois de dois meses inteiros. Mas durante todo esse período fiz um bom treinamento de base, incluindo treinos de velocidade com tiros e intervalados, além também de rodagem, com pico de 26 quilômetros num excelente treino na região da prova aqui em questão (mas cerca de apenas 3km no mesmo percurso da prova).

Congresso Técnico
     A prova organizada pela Naventura teve sua estrutura montada para a prova, inclusive com largada e chegada, no domingo, dentro do Parque Ecológico Ouro Fino, em Campo Largo. O percurso foi nas proximidades, com grande parte já no município de Campo Magro, incluindo seu ponto mais alto no Morro da Palha.
     No dia anterior, sábado, foi a entrega de kits, congresso técnico, coletiva de imprensa e exposição de produtos, no hotel que apoiou a prova: Tulip Inn em Santa Felicidade - Curitiba. Não participei da coletiva de imprensa. A entrega de kits ocorreu tudo bem (com aglomeração momentos antes do início do congresso técnico, pois muitos aproveitaram para retirar seus kits quando foram ao congresso), o congresso técnico teve vários pontos abordados, e as dúvidas sanadas, e na exposição haviam vários produtos à venda (alguns atletas acharam que teriam mais expositores - para mim não fez diferença).




Com os futuros campeões, José Virgínio e Giliard, no dia anterior


     Para chegar ao local de prova, saí de casa com boa antecedência, cheguei ao parque uma hora antes da largada, mas uma fila de carros já formava para passar pela portaria (tive que esperar uns 15min, espero que não tenha prejudicado quem chegou depois - não ouvi reclamações de atraso por conta disso). Estacionamento cheio, mas comportou a grande quantidade de atletas e convidados.

     Na área de largada as Assessorias, patrocinadores e apoiadores já estavam com suas tendas erguidas, aproveitei da sombra de uma para montar a estrutura para minha família e fazer os últimos ajustes para a largada - passar protetor solar, tomar BCAA, gel, isotônico e água, além de tirar algumas fotos com amigos que por alí encontrei.

     Se pudesse dividir a prova, dividiria em quatro partes. A primeira com várias pequenas subidas e descidas praticamente todo o trajeto em trilha. A segunda parte também várias subidas e descidas, pouco mais íngremes, mas também vários trechos planos em estrada de chão. Já à terceira parte, quase toda com sol na cabeça, pois praticamente toda em estrada de chão, inclusive a famosa subida ao Morro da Palha (ponto mais alto da prova). E a última parte teve um pedaço dentro rio e logo em seguida uma subida por trilha, muito mais íngreme que todas as outras subidas, terminando por caminhos dentro do parque.


Largada


     A largada ocorreu com poucos minutos de atraso, tolerável e sequer percebido. Mais de 350 atletas estavam inscritos nas distâncias de 5km e 21km (essa podendo ser em dupla ou solo). Percorremos cerca de oitocentos metros pelo asfalto de entrada do parque (só veríamos o asfalto novamente nos últimos metros antes da chegada), e os principais atletas (José Virgínio, Giliard, Wiliam, Joel, e alguns outros) já se destacaram assumindo o primeiro pelotão e abrindo dos demais. Tentei contar, acho que estava entre os 15. Entramos por caminhos por dentro da mata, com bastante sombra, e fácil de correr. Esse primeiro trecho deveria ser predominante plano, mas uma mudança de percurso incluiu uma subida inicialmente não prevista, e que fez aumentar o percurso em 1 km. Apenas no Km 7 é que saímos do parque, percorrendo agora sob um forte sol por um quilômetro em estrada de chão. Aqui teve uma cena engraçada, dois carros, tipo gaiola, montados para trilhas, passaram pela estrada e um cara ficava gritando para cada atleta subir no carro que ele levaria lá para frente sem que ninguém soubesse, ahahaha.


Largada

     Entramos numa plantação de Pinus, com uma forte subida onde tive que andar por alguns momentos. Mas isso não tirou o brilho que tenho por essa paisagem com o chão coberto com os galhos secos dos Pinus. Lembrou-me as várias corridas de Orientação, esporte que pratiquei entre Jun/2008 e Mar/2012 (pretendo voltar ano que vem). Após esse trecho de uns 4km com muita sombra, voltamos à estrada de chão, passando pelo ponto de transição para os que estavam fazendo em dupla (47 duplas entre masculinas, femininas e mistas), com a prova já com praticamente 13km (o primeiro atleta rodou mais que o segundo, porém com trechos mais tranquilos). Ouvi bastante incentivo, e assim parti para a subida do Morro da Palha, onde já estive nos últimos quatro anos durante as etapas do Circuito Paranaense de Corridas em Montanha (também organizado pela Naventura). Aqui o sol foi o pior inimigo, pois não havia árvores e os cascalhos do chão aumentam a sensação de calor. Aliás, esses cascalhos soltos também dificultava a aderência, fazendo os cerca de dois quilômetros de subida e descida desse morro serem até o momento o pior momento da prova (até o momento, pois ainda tinha mais uns sete quilômetros e uma subida que prometia...). No ponto mais alto do Morro eu contabilizava o 10º lugar geral, à frente de todas as atletas femininas e duplas.

Entre o 5º e 6º quilômetro, ainda no começo da prova.
     Tomei um carboidrato em gel, auxiliado com um copo de água, e logo mais adiante um isotônico servido em saquinho plástico. Isso me deu a força necessária para impor um ótimo ritmo na tão esperada subida, que foi precedida de um trecho dentro do rio, com água até os joelhos. Passei três atletas mais rápidos que eu, mas aparentemente com pouca experiência em corridas em montanha. Então, fiz minha estratégia "kamikaze" de forçar tudo na subida com cerca de 1,3km (parecia ter no mínimo o dobro), abrir uma certa vantagem e tentar controlar até o final para manter a posição. E pensei que iria funcionar... subi muito forte na trilha aberta à facão semanas antes pelo amigo Guardião, cansei e tive um enorme desgaste. Faltou um ponto de água nas proximidades ou no final da subida, essa por sinal, que por dois momentos pensei que terminaria mas logo voltava a subir ainda mais íngreme!!!! No segundo momento, inclusive, teve um descidão, curto, mas que imaginava ter encerrado a pancadaria, mas novamente subimos por mais uns instantes.



Alguns metros para chegada
     Enfim, não tinha mais para onde subir. Começamos à descer. As pernas quase não obedeciam. Mas tentava correr à todo custo. No plano trotava. E nas subidas, por mais leves, caminhava. Assim fui por um período, até que comecei à ouvir passos atrás de mim. Olhava mas não via ninguém. Por isso pensei que minha estratégia tinha ido água abaixo. Busquei todas as forças que já não tinha mais. Fui assim por quase um quilômetro num sobe e desce (mais desce que sobe por sorte), até que vi quem estava atrás... um amigo, Fábio, que fazia dupla com o Cleyton. Então minha preocupação era à toa, pois não perderia posição. Diminuí um pouco o ritmo, mas mantive correndo até que chegou no asfalto da chegada, na última subida. Haviam vários espectadores, alguns fotógrafos e câmeras filmadoras. Por isso, mantive correndo, com um baita sorriso. Vi minha família, peguei meu filho nos braços e assim fui, sendo muito aplaudido, até passar pelo pórtico de chegada, num momento único, após 2h11min e 22,5km de prova, e cerca de 800 (1.600) metros de subidas acumuladas.

Chegando e comemorando muito


Bate aqui....


















     Consegui atingir meu objetivo, com um 7º lugar geral, e 1º lugar na faixa etária. Uma posição melhor que o K21 Ilha do Mel em 2012. Sequer a lentidão na entrega dos troféus estragou minha felicidade.

Pódio M30-34: 1º César Condrati; 2º: Laudenir Rodrigues; 3º: Rodrigo Pereira Araújo

     Os primeiros colocados foram:
          Solo 21km Masculino:
               José Virginio de Morais (JVM - BMC): 1h55min53seg
               Giliard Altair Pinheiro (Bombinhas Runners - Salomon): 1h57min22seg
               Wilian dos Santos Fernandes (MTS): 1h57min45seg
               Fabiano Andre Lopes (Furukawa): 2h01min57seg
               Guilherme Batiuk (Ouro Fino): 2h02min41seg
          Solo 21km Feminino:
               Viviane Baggio (V8 Assessoria Esportiva): 2h34min14seg
               Daniela Silvares (GBRun/Mega): 2h39min40seg
               Vanuza Regina Maciel (GBRun/Mega): 2h41min17seg
               Claudia Mirian de Souza (MTS): 2h41min49seg
               Tânia Zaleski: 2h44min49seg
          21km Dupla Masculino:
               Cleiton e Fábio (V8 Assessoria Esportiva): 2h10min28seg
               Evandro e Carlos (Coyotes - Bela Vista): 2h18min11seg
               Renato e Eduardo (ARS Running): 2h25min00seg
          21km Dupla Feminina:
               Andrea e Oceni (Trainer)
               Jane e Rejane
               Magali e Rosangela
          21km Dupla Mista:
               Ener e Ana Paula (Provos): 2h 32min38seg
               Masumi e Carlos (Trainer): 2h35min09seg
               Everton e Maria (V8 Assessoria Esportiva): 2h46min06seg
          5Km Masculino:
               Alan David Lima (Chronos): 28min09seg
               Edicarlos da Silva Rodrigues (Adriano Bastos Treinamento): 28min45seg
               Alexandre Avila (Alesrun): 38min12eg
          5Km Feminino:
               Marlene Roque de Freitas (Educative): 38min08seg
               Paula Leite Joaquim (Pro Body): 40min27seg
               Vera Lucia Celusniak (Minoru): 44min30seg


     Agradeço ao ótimo treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva, pela parceria formada entre a Naventura Mkt Esporte e Turismo e a Ecoverde Corretora de Seguros, o que me forneceu a inscrição para participar dessa ótima prova, que considero uma das melhores que já participei.
Com o troféu e meus apoiadores

Resultado:
     1º de 28 na Categoria
     7º de 160 no Geral Masculino
     7º de 210 no Geral
     8º de 258 no Geral (incluindo duplas)

Informações da prova:
     Site oficial
     Resultados
     Linha de Chegada
     Fotos Foco Radical
     Fotos AdventureMag
     Fotos Esporte na Foto - Geral e Esporte na Foto - Pódio

     Fotos JVM Trail Run
     Vídeo Reportagem Sport Time (apareço na largada 0:33 e durante duas subidas 4:37-4:50 e 5:31 -5:37)

     Notícia trail Running Brasil (relato by George Volpão)
     Notícia Web Run
     Notícia Adventuremag
     Notícia Pulso (O Globo)
     Notícia Running News
     Notícia JVM Trail Run
     Relato André Savazoni (Revista Contra Relógio)
     Relato Viviane Baggio - Sou Corredor (Campeã feminina)
     Relato José Virgínio de Morais (Campeão masculino)
     Relato Vivian Dombrowski
     Relato George Volpão (Trail Running)
     Relato George Volpão
     Relato Adolfo Neto
     Relato Marco Campelo (96 pés)
     Relato Priscila Souza Ramos da Cunha (Correndo de Blush)
     Pré Prova (by Vivian Dombrowski)

10 comentários:

  1. Belo post, César!
    Ah, agora eu vi o resultado...Parabéns pelo primeiro lugar e pela excelente colocação!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vivian, realmente foi uma ótima colocação, resultado da dedicação aos treinos e estratégia adotada.

      Abs,

      César Condrati

      Excluir
  2. Muito bom, César. Bem rico seu relato. Depois leio o post completo.

    E parabéns pelo tempo. Fantástico! Só quem estava lá tem noção do quão bom foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adolfo, ficou um pouco extenso o relato, né? rsrs

      Quem não estava lá não consegue ter noção da dificuldade, mas só para ter idéia, quem venceu a prova, José Virgínio, também venceu a Meia Maratona de Disney no ano passado. O tempo lá foi 1h10min, já aqui foi 1h55min (60% acima!!!).

      Abs,
      César Condrati

      Excluir
  3. Parabéns Cesar, resultado merecido, depois de dedicar-se tanto aos treinos...
    Paulo Mauricio de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo,
      Certeza, o resultado vem com dedicação.

      Abs,
      César Condrati

      Excluir
  4. Parabéns, Cesar, pelo relato e pela ótima prova!
    Como você, não tive problemas com a hidratação. A prova me pareceu tão encantadora que nem mesmo os 1500 metros a mais no percurso me foram prejudiciais. Compreendo as reclamações de todos os corredores que se sentiram lesados pela organização, mas eu somente posso elogiar o evento.
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Viviane,
      Faço de suas palavras as minhas. Foi exatamente assim que me senti.
      Te parabenizo ainda mais, pois foi campeã geral.

      Abs,
      César Condrati

      Excluir