terça-feira, 5 de julho de 2011

Relato 2ª Etapa do Circuito Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC)

Corrida 05/2011 – Circuito Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC) – 2ª Etapa
Mapa da Pista Treino - H21A
Minha primeira competição de Orientação do ano foi somente dia 22/05. Porém duas semanas antes participei de uma pista treino, sob convite do Tenente Oliveira. Peguei experiência em algumas partes que tinha dúvidas, e relembrei muitas outras das competições realizadas no ano anterior. Já conhecia o local: Academia Policial do Guatupê. Mas cada pista é diferente. Seguem as palavras do grande Oliveira:


Pista Treino

“Em qualquer evento de orientação seja treino ou competição para valer, nós aprendemos algo. A minha esposa virou o pé e mesmo assim conseguiu terminar a prova, a Letícia testou a importância da escolha de rota. Muita gente viu perto do estande as diferenças entre trilha e estrada. O Xavier me ensinou mais algumas sobre mapa. Muita gente viu que mesmo organizando tudo sempre vai aparecer um cachorro chato para atrapalhar o percurso e que de vez em quando ver uma cobrinha ou uma aranha no mato é coisa da natureza. Muitos dos iniciantes que estavam fazendo a pista pela 2ª ou 3ª vez perceberam que cada vez mais os tempos e erros diminuem... não é que a pista ficou fácil... é vocês que estão evoluindo e melhorando na orientação. O ponto de água existia sim... era aquela torneira conectada no poço artesiano da Academia e que alguém fez o favor de fechar o portão que eu havia deixado aberto. Parabéns para o prof Zeza e o grupinho das meninas corredoras (desculpem pois realmente eu não recebi o email da Tereza, Marines e Alice). Obrigado e bem vindo aos novatos que fizeram a clinica ontem e o pessoal das clinicas passadas em Tamandaré. Obrigado aos amigos da equipe do CA. Ao Demarchi. Ao Marco e a galera das bicicletas. Gapianos (quero ver o vídeo – clique aqui). Paulinho obrigado pelo ajuste... Parabéns e novamente obrigado aos que eu não mencionei.... Foi um dia muito agradável, saudável e gratificante.”

Terminei essa pista treino com o tempo oficial de 1h04min, mas meu relógio marcou 1h02min!!! Enfim... fiz realmente para pegar experiência e ter mais segurança na prova do CMOC.

Pesque-pague Santo Antonio - Local do CMOC
Essa etapa do CMOC aconteceu na colônia Acioly em São José dos Pinhais. Devido a construção do carro da Red Bull não pude participar da primeira etapa, mas também não poderia participar dessa pois seria na mesma data da corrida da SMEL, a sorte é que a data foi alterada para a semana seguinte, então lá fui eu...


O horário de largada no CMOC é livre entre 10h e 12h. Aproveitei para assistir a corrida da Fórmula 1 e saí de casa meio atrasado! Chegando lá, quase no limite, encontrei vários amigos, mas já tive que partir. Larguei junto com o Tourinho que fez a H21E (e foi campeão, parabéns).

Local da largada
Não comecei muito bem. Até o sexto PC (Posto de Controle) meu pace médio foi quase de 25min/km e cheguei a estar em 14º (incrivelmente no PC4 estava em 6º!!), mas acumulei uma perda de pelo menos 5min nesse trecho, em nono lugar e quase 10min atrás do primeiro. Até o PC 11 fui recuperando posições ficando em sétimo lugar e mantendo os mesmos 10min atrás do líder.





No PC12 cometi um erro, perdi mais cinco minutos, no seguinte PC outro erro e mais dois minutos perdidos, voltando para a nona colocação. Depois disso, novamente fui ganhando posições, no PC18 estava em 7º e a 14min30seg do líder, mantive essa diferença até o final, mas perdi duas posições, uma no PC20 e outra no PC22. Terminei a prova em nono lugar, a menos de um minuto do sétimo.

Foi uma prova num lugar magnífico: pesque-pague Santo Antonio, mas pouco fiquei para poder voltar à minha família.

Mapa da 2ª et. do CMOC - categ. H21A
Agradeço à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apóia nas provas.

Resultado:
     9° de 19 participantes na Categoria H21A (Avançado)

Informações da etapa:
     Resultados
     Gráficos - Grupo 4
     Fotos
     Vídeo Gapiano

4 comentários:

  1. Já há algum tempo eu acompanho o seu blog e não entendo muito bem o tipo de esporte que você pratica. É corrida? hehe
    Esse Circuito Metropolitano de Orientação de Curitiba é basicamente o quê? Não consegui entender muito bem porque teve uma hora que você citou que estava a 25min/km no Posto de Controle.
    E o porque destes PCs durante o pecurso?
    Queria entender um pouco melhor.
    E me desculpa se fui meio incômodo.
    Abraço e sucesso pra você.


    tutta/ubiratã-50anos
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Resposta ao Tutta:

    Não tem problema não... muita gente não conhece esse esporte. É chamado Orientação, mas é um tipo de corrida, onde é obrigatório utilizar um mapa (pois as rotas não são pré-estabelecidas, como as corridas de rua), os quais são fornecidos segundos antes da largada, e para auxiliar utilizamos uma bússola, que nos "mostra o Norte" rsrs (orientação entre o mapa e terreno). Os PC's são pontos de passagem obrigatória que os atletas devem passar. O objetivo é passar em todos os PC's no menor tempo possível. Normalmente são em lugares que possuem bastante mata, várias vezes até fechadas demais. É bastante difundido pelo exército, mas está crescendo entre os civis.
    Com relação ao "incrível" pace de 25min/km, é porque as vezes nos perdemos, e demoramos para achar o PC (normalmente escondido atrás de uma árvore, buraco, barranco,...), e são de díficil acesso. A distância é calculada em linha reta (veja o mapa, os círculos são os PC's, e entre eles tem uma linha vermelha, o que seria o percurso mais curto), mas o percurso que fazemos (e escolhemos) não é o mais curto, e sim o mais rápido (melhor dar uma volta pela rua, que cruzar um lago a nado!! - veja o trecho entre o PC 4 e 5 no primeiro mapa).
    Nesse esporte conta bastante o conhecimento dos símbolos no mapa, a rápida tomada de decisão, escolhendo o melhor percurso, e claro um bom preparo físico. É a união de vários fatores.

    Tem dois blogs específicos do esporte, que lhe darão mais detalhes... http://blogdoorientista.blogspot.com/ e http://corridasdeorientacao.blogspot.com/.

    Além disso, um pessoal editou um vídeo da participação nessa etapa: http://corridasdeorientacao.blogspot.com/, ficou bem bacana, e aqui você tem noção de "onde você se mete".

    Obs.: Parabéns pela excelente meia de Foz (li hoje, mas não tive tempo de comentar)

    Grande abraço, e obrigado por acompanhar meus relatos...

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo, o link para o vídeo é esse: http://gapianos.blogspot.com/2011/05/video-2-etapa-cmoc.html

    ResponderExcluir
  4. Bacana César.
    Obrigado pela explicação no cometário acima.
    Achei bem interessante este esporte. Diferente. hehe
    E muito obrigado pelos parabéns na Meia de Foz.
    Mas, infelizmente sofri uma lesão no joelho e não está dando pra treinar estes dias. Espero melhorar logo. hehe

    Abraço e sucesso pra você.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir