quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pré relato Circuito das Estações Adidas Curitiba - Etapa Inverno

Estou postando esse antes mesmo do meu relato oficial da prova, pois acho um descaso com os atletas, por parte da (DES)organização do Circuito das Estações Adidas, e isso deve ser amplamente divulgado para que não ocorra mais.
Encaminhei o e-mail abaixo diariamente ao organizador (conforme regulamento: eventos@esferabr.com.br), mas não obtive nenhuma resposta...

De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: quarta-feira, 20 de julho de 2011 09:23
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: RES: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Bom dia,
Mais um dia se passou e não tive retorno algum.
Continuo no aguardo.


De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: terça-feira, 19 de julho de 2011 09:11
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: ENC: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Bom dia,
Encaminhei esse e-mail na data de ontem, e não tive resposta.
Favor confirmar recebimento.

De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: segunda-feira, 18 de julho de 2011 13:19
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Boa tarde,

Repasso esse e-mail para vocês pois é esse que está informado no regulamento.

Ontem foi realizada a etapa Inverno 2011 do Circuito das Estações Adidas, aqui em Curitiba – PR.
Eu participei da prova de 5km, mas acabei percorrendo próximo de 7km, devido a erro na organização. E gostaria de saber qual medida será adotada pela organização da prova.

RELATO:
Os problemas já começaram antes mesmo da entrega do kit. Tenho o tempo de 18’55” da etapa anterior (Outono), o qual me autoriza a largar no pelotão Quenia (abaixo de 22’30”). Acontece que no momento da inscrição não tinha nenhum campo para colocar tal informação. Perguntei através do Twitter alguns dias antes, mas não tive retorno. Na retirada do kit, falei com o Bruno, esse perguntou se recebi algum e-mail (também não recebi), então ele assinou no verso do peitoral e disse que se tiver dificuldade de acessar o local que era para procurá-lo. Felizmente não tive nenhum inconveniente no momento do acesso à largada.
Quando da largada, o funil que deveria se abrir dispersando os atletas e dando maior fluidez, na verdade fechava e dificultava a corrida. Muitos atletas após passarem pelo tapete de cronometragem, tinham que andar!!!!
Agora o pior erro, o qual me fez reclamar, foi logo após a separação dos atletas de 5 e 10km, um Staff da organização informou aos atletas a virarem à direita, onde deveria ser para a esquerda. Aconteceu exatamente nas esquinas da Av. Victor Ferreira do Amaral com R. Frei Orlando. Minha família que estava aguardando na linha de chegada disse que chegaram 7 atletas, e o oitavo demorou bastante. Imagino que o Staff permitiu a passagem desses 7 no percurso correto (virar a esquerda), e a partir do oitavo atleta, não sei porque razão, ele pediu que virasse a direita, o que foi parte do percurso de 10km. Eu estava nesse momento em aproximadamente 15º lugar. Esse grotesco erro vez aumentar em quase 2 km nosso percurso. Quando a organização notou que estava encaminhando atletas pelo percurso errado, foi até o cruzamento e restabeleceu o percurso correto novamente (não sei quantos atletas foram induzidos no percurso errado, mas creio que mais de cinqüenta). Quando eu retornei ao cruzamento, já haviam corrigido, então eu estava correndo junto com atletas muito mais lentos e que deveriam estar atrás de mim. Tentei manter meu ritmo, mas devido a grande quantidade de atletas, isso não foi possível, e também o emocional foi muito atingido, meu treinamento que havia feito especificamente para essa corrida foi por água abaixo, minha meta de Record pessoal, e até um sub 18’ (o qual havia relatado no meu blog http://condrati.blogspot.com/2011/07/vibram-five-finger-bikila.html), tudo estava perdido!!!! Pela primeira vez levei meu filho de 7 meses numa corrida, junto com minha esposa, e meus pais. Tinha escolhido essa corrida pois é uma corrida de grande renome, mas no final fiquei muito decepcionado, não sabia o que fazer e falar para meus familiares. Não pude comemorar o que gostaria, tive que ir atrás da organização para explicações (o que não tive), e ajudar a Leticia Saltori (que também foi prejudicada pelo erro, quando estava em primeiro lugar no feminino), a conquista seu lugar mais alto no pódium (veja o comentário dela, onde disse que “simplesmente riam do que aconteceu e as mulheres que chegaram em nossa frente queriam levar o troféu e nos ofenderam bastante a Pri que ficou em 2 chorou de raiva, as outras meninas que vinham na sequência ficaram muito triste,pois elas também fizeram 7km e nem entraram na classificação”  http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1882563903332&id=1218360447&notif_t=feed_comment_reply#!/permalink.php?story_fbid=1882563903332&id=1218360447&notif_t=feed_comment_reply), é desanimador, lamentável.
O Bruno (o mesmo que havia falado na entrega dos kits, sobre o pelotão Quênia), me disse que o erro seria corrigido, iriam se pronunciar no palco, e colocar uma nota explicativa no site. Até o momento não encontrei nenhuma nota sobre o incidente por parte da organização, já divulgaram o resultado ERRADO, onde consta meu tempo de 26’47” em 5k (mas eu fiz próximo de 7km), e com minha colocação em 169º lugar no geral!!!!!!
Peço novamente (já fiz isso através do contato do site http://circuitodasestacoes.uol.com.br/) que retirem meu tempo do site, e mais que isso, retirem e anulem o resultado geral dos 5km dessa etapa. Isso porque a (DES)organização desse evento prejudicou muitos atletas que estavam entre os primeiros colocados(as), entre eles, estava eu.

Agradeço a simples leitura dessa carta, mas espero realmente um reconhecimento de tudo o que aqui foi relatado e que isso seja recompensado de alguma forma, pois sei que não poderemos desfazer o passado, mas nossas ações poderão mudar o futuro.

Grato,

César Augusto Condrati
Nº de peito: 83


Já postei também em diversos meios, mas ninguém da (des)organização se pronuncia...
   O2 Por Minuto
   WebRun
   Comentário do Facebook pela Letícia Saltori (1ª colocada)
   Comentário do Facebook pela Priscilla Vieira Gonçalves (2ª colocada)
   Foto do pódium feminino (contrariando os resultados colocados no site oficial)
   Notícia divulgada pela Unibrasil


Minha classificação (errada)

Problema na saída, relatado pela Magic Web


Foto da chegada de Gelson Honório, incorformado pelo erro da organização


Alguns comentários feitos no Twitter:


 





4 comentários:

  1. Nossa que falta de respeito para com os atletas que treinam em busca de um bom tempo e colocação em uma competição.
    Palhaçada da "braba".
    Só espero que o pessoal analisem bem o que fizeram.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Cesar tudo bem?

    Gostaria de nos desculpa pelo ocorrido no Circuito das Estações adidas e enfatizar que estamos tomando todas as providências para que nao ocorra mais esse tipo de erro.

    Por favor, pode me passar o seu email para que eu possa entrar em contato com você?

    Aguardo o seu retorno.

    Obrigada,
    Isabel Reis

    ResponderExcluir
  3. e aí César, teve mais alguma repercussão esse ocorrido?

    ResponderExcluir
  4. Segue o link com o retorno da organização: http://condrati.blogspot.com/2011/08/feed-back-do-pre-relato-circuito-das.html

    ResponderExcluir