quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pré relato Circuito das Estações Adidas Curitiba - Etapa Inverno

Estou postando esse antes mesmo do meu relato oficial da prova, pois acho um descaso com os atletas, por parte da (DES)organização do Circuito das Estações Adidas, e isso deve ser amplamente divulgado para que não ocorra mais.
Encaminhei o e-mail abaixo diariamente ao organizador (conforme regulamento: eventos@esferabr.com.br), mas não obtive nenhuma resposta...

De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: quarta-feira, 20 de julho de 2011 09:23
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: RES: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Bom dia,
Mais um dia se passou e não tive retorno algum.
Continuo no aguardo.


De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: terça-feira, 19 de julho de 2011 09:11
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: ENC: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Bom dia,
Encaminhei esse e-mail na data de ontem, e não tive resposta.
Favor confirmar recebimento.

De: Cesar Condrati Yahoo
Enviada em: segunda-feira, 18 de julho de 2011 13:19
Para: 'eventos@esferabr.com.br'
Assunto: Circuito das Estações Adidas - Et Inverno 2011 - Curitiba - ERRO NO PERCURSO DE 5KM
Prioridade: Alta

Boa tarde,

Repasso esse e-mail para vocês pois é esse que está informado no regulamento.

Ontem foi realizada a etapa Inverno 2011 do Circuito das Estações Adidas, aqui em Curitiba – PR.
Eu participei da prova de 5km, mas acabei percorrendo próximo de 7km, devido a erro na organização. E gostaria de saber qual medida será adotada pela organização da prova.

RELATO:
Os problemas já começaram antes mesmo da entrega do kit. Tenho o tempo de 18’55” da etapa anterior (Outono), o qual me autoriza a largar no pelotão Quenia (abaixo de 22’30”). Acontece que no momento da inscrição não tinha nenhum campo para colocar tal informação. Perguntei através do Twitter alguns dias antes, mas não tive retorno. Na retirada do kit, falei com o Bruno, esse perguntou se recebi algum e-mail (também não recebi), então ele assinou no verso do peitoral e disse que se tiver dificuldade de acessar o local que era para procurá-lo. Felizmente não tive nenhum inconveniente no momento do acesso à largada.
Quando da largada, o funil que deveria se abrir dispersando os atletas e dando maior fluidez, na verdade fechava e dificultava a corrida. Muitos atletas após passarem pelo tapete de cronometragem, tinham que andar!!!!
Agora o pior erro, o qual me fez reclamar, foi logo após a separação dos atletas de 5 e 10km, um Staff da organização informou aos atletas a virarem à direita, onde deveria ser para a esquerda. Aconteceu exatamente nas esquinas da Av. Victor Ferreira do Amaral com R. Frei Orlando. Minha família que estava aguardando na linha de chegada disse que chegaram 7 atletas, e o oitavo demorou bastante. Imagino que o Staff permitiu a passagem desses 7 no percurso correto (virar a esquerda), e a partir do oitavo atleta, não sei porque razão, ele pediu que virasse a direita, o que foi parte do percurso de 10km. Eu estava nesse momento em aproximadamente 15º lugar. Esse grotesco erro vez aumentar em quase 2 km nosso percurso. Quando a organização notou que estava encaminhando atletas pelo percurso errado, foi até o cruzamento e restabeleceu o percurso correto novamente (não sei quantos atletas foram induzidos no percurso errado, mas creio que mais de cinqüenta). Quando eu retornei ao cruzamento, já haviam corrigido, então eu estava correndo junto com atletas muito mais lentos e que deveriam estar atrás de mim. Tentei manter meu ritmo, mas devido a grande quantidade de atletas, isso não foi possível, e também o emocional foi muito atingido, meu treinamento que havia feito especificamente para essa corrida foi por água abaixo, minha meta de Record pessoal, e até um sub 18’ (o qual havia relatado no meu blog http://condrati.blogspot.com/2011/07/vibram-five-finger-bikila.html), tudo estava perdido!!!! Pela primeira vez levei meu filho de 7 meses numa corrida, junto com minha esposa, e meus pais. Tinha escolhido essa corrida pois é uma corrida de grande renome, mas no final fiquei muito decepcionado, não sabia o que fazer e falar para meus familiares. Não pude comemorar o que gostaria, tive que ir atrás da organização para explicações (o que não tive), e ajudar a Leticia Saltori (que também foi prejudicada pelo erro, quando estava em primeiro lugar no feminino), a conquista seu lugar mais alto no pódium (veja o comentário dela, onde disse que “simplesmente riam do que aconteceu e as mulheres que chegaram em nossa frente queriam levar o troféu e nos ofenderam bastante a Pri que ficou em 2 chorou de raiva, as outras meninas que vinham na sequência ficaram muito triste,pois elas também fizeram 7km e nem entraram na classificação”  http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1882563903332&id=1218360447&notif_t=feed_comment_reply#!/permalink.php?story_fbid=1882563903332&id=1218360447&notif_t=feed_comment_reply), é desanimador, lamentável.
O Bruno (o mesmo que havia falado na entrega dos kits, sobre o pelotão Quênia), me disse que o erro seria corrigido, iriam se pronunciar no palco, e colocar uma nota explicativa no site. Até o momento não encontrei nenhuma nota sobre o incidente por parte da organização, já divulgaram o resultado ERRADO, onde consta meu tempo de 26’47” em 5k (mas eu fiz próximo de 7km), e com minha colocação em 169º lugar no geral!!!!!!
Peço novamente (já fiz isso através do contato do site http://circuitodasestacoes.uol.com.br/) que retirem meu tempo do site, e mais que isso, retirem e anulem o resultado geral dos 5km dessa etapa. Isso porque a (DES)organização desse evento prejudicou muitos atletas que estavam entre os primeiros colocados(as), entre eles, estava eu.

Agradeço a simples leitura dessa carta, mas espero realmente um reconhecimento de tudo o que aqui foi relatado e que isso seja recompensado de alguma forma, pois sei que não poderemos desfazer o passado, mas nossas ações poderão mudar o futuro.

Grato,

César Augusto Condrati
Nº de peito: 83


Já postei também em diversos meios, mas ninguém da (des)organização se pronuncia...
   O2 Por Minuto
   WebRun
   Comentário do Facebook pela Letícia Saltori (1ª colocada)
   Comentário do Facebook pela Priscilla Vieira Gonçalves (2ª colocada)
   Foto do pódium feminino (contrariando os resultados colocados no site oficial)
   Notícia divulgada pela Unibrasil


Minha classificação (errada)

Problema na saída, relatado pela Magic Web


Foto da chegada de Gelson Honório, incorformado pelo erro da organização


Alguns comentários feitos no Twitter:


 





Vibram Five Fingers - Bikila - Primeiro Treino

Fiz meu primeiro treino com esse novo calçado, na última segunda-feira (18/07), mas não deu tempo de postar antes.

Havia recebido já na semana passada, mas deixei para usar depois do Circuito das Estações Adidas - Inverno, pois estava com grandes expectativas de Record Pessoal, o que não aconteceu devido a um erro grotesco da (des)organização da prova, mas isso relatarei em momento oportuno.

Esse treino fiz na canaleta do Biarticulado (Av. República Argentina), entre o Terminal do Portão e a Praça do Japão, ida e volta, totalizando 7,6km, em 36'41" (4'50"/km), quase todo em asfalto (às vezes ia pela calçada de petit pavê, onde sentia todos os detalhes do piso). Estava com a panturrilha levemente dolorida por causa da corrida do dia anterior, mas após o uso do VFF a dor aumentou, e também começou na parte frontal da coxa. Nos últimos metros senti também dores na planta do pé. Todos essas dores, um dia e meio depois, já passaram. Mas o pior foi uma bolha que formou na parte lateral interna na metade do pé (uahuh), provavelmente causada por uma costura e sobras do tecido de poliamida.

O método de corrida é realmente diferente. É estranho pisar com o calcanhar, sendo o aconselhado pisar com o pé inteiro (acho), mas no começo é realmente muito difícil. Irei ainda buscar assessoria que conhece melhor essa técnica.

O barulho que faz ao pisar, é quase que um bater de palmas, um som meio seco e alto (estava acostumado a quase nem ouvir minhas passadas).

Enfim... ainda é cedo para tirar conclusões. Semana que vem farei mais um treino. Espero me adaptar bem a esse calçado e ao novo método de corrida, e com isso trazer resultado ainda melhores. Se tudo der certo, o usarei na Meia Maratona de Pomerode.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vibram Five Fingers - Bikila

Hoje chegou o Vibram Five Fingers Bikila, que comprei na última sexta-feira. Estou ansioso para usá-lo, mas correrei no próximo domingo (Circuito das Estações Adidas - Inverno) com grandes possibilidades de abaixar meu record pessoal na distância, e quem sabe não faça um sub 18'? Enfim, não quero comprometer meu treinamento, e terei que aguentar até semana que vem para usar meu novo investimento...
Mas pelo menos coloquei no pé (não demorei os tais 15 minutos que alguns falam que levam na primeira vez), é bem confortável, mais leve que um tênis de corrida, mas um pouco diferente (realmente devo seguir a recomendação de utilizar em um treino nas duas primeiras semanas, dois treinos nas outras duas semanas e assim por diante). Meia é quase impossível, como já me informado através do twitter, ainda testarei a máquina de lavar...
Com relação ao preço, foram R$ 279,30. Tudo bem que não é tão barato, mas não se compara a outro lançamento, da Mizuno (Prophecy: R$ 899,90), mas ainda continua sendo minha marca predileta (nas minhas poucas compras de tênis de corridas).
Mas é claro que ter um ponto negativo... pedi para alterarem a Nota Fiscal para ser emitida em nome de outra pessoa, no mesmo instante que fiz o pedido (que por sinal pensei que teria algum campo que pudesse descrever isso, mas não tinha), mandei e-mail e relatei no contato do site, sem sucesso.
Por enquanto é isso.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Relato 2ª Etapa do Circuito Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC)

Corrida 05/2011 – Circuito Metropolitano de Orientação de Curitiba (CMOC) – 2ª Etapa
Mapa da Pista Treino - H21A
Minha primeira competição de Orientação do ano foi somente dia 22/05. Porém duas semanas antes participei de uma pista treino, sob convite do Tenente Oliveira. Peguei experiência em algumas partes que tinha dúvidas, e relembrei muitas outras das competições realizadas no ano anterior. Já conhecia o local: Academia Policial do Guatupê. Mas cada pista é diferente. Seguem as palavras do grande Oliveira:


Pista Treino

“Em qualquer evento de orientação seja treino ou competição para valer, nós aprendemos algo. A minha esposa virou o pé e mesmo assim conseguiu terminar a prova, a Letícia testou a importância da escolha de rota. Muita gente viu perto do estande as diferenças entre trilha e estrada. O Xavier me ensinou mais algumas sobre mapa. Muita gente viu que mesmo organizando tudo sempre vai aparecer um cachorro chato para atrapalhar o percurso e que de vez em quando ver uma cobrinha ou uma aranha no mato é coisa da natureza. Muitos dos iniciantes que estavam fazendo a pista pela 2ª ou 3ª vez perceberam que cada vez mais os tempos e erros diminuem... não é que a pista ficou fácil... é vocês que estão evoluindo e melhorando na orientação. O ponto de água existia sim... era aquela torneira conectada no poço artesiano da Academia e que alguém fez o favor de fechar o portão que eu havia deixado aberto. Parabéns para o prof Zeza e o grupinho das meninas corredoras (desculpem pois realmente eu não recebi o email da Tereza, Marines e Alice). Obrigado e bem vindo aos novatos que fizeram a clinica ontem e o pessoal das clinicas passadas em Tamandaré. Obrigado aos amigos da equipe do CA. Ao Demarchi. Ao Marco e a galera das bicicletas. Gapianos (quero ver o vídeo – clique aqui). Paulinho obrigado pelo ajuste... Parabéns e novamente obrigado aos que eu não mencionei.... Foi um dia muito agradável, saudável e gratificante.”

Terminei essa pista treino com o tempo oficial de 1h04min, mas meu relógio marcou 1h02min!!! Enfim... fiz realmente para pegar experiência e ter mais segurança na prova do CMOC.

Pesque-pague Santo Antonio - Local do CMOC
Essa etapa do CMOC aconteceu na colônia Acioly em São José dos Pinhais. Devido a construção do carro da Red Bull não pude participar da primeira etapa, mas também não poderia participar dessa pois seria na mesma data da corrida da SMEL, a sorte é que a data foi alterada para a semana seguinte, então lá fui eu...


O horário de largada no CMOC é livre entre 10h e 12h. Aproveitei para assistir a corrida da Fórmula 1 e saí de casa meio atrasado! Chegando lá, quase no limite, encontrei vários amigos, mas já tive que partir. Larguei junto com o Tourinho que fez a H21E (e foi campeão, parabéns).

Local da largada
Não comecei muito bem. Até o sexto PC (Posto de Controle) meu pace médio foi quase de 25min/km e cheguei a estar em 14º (incrivelmente no PC4 estava em 6º!!), mas acumulei uma perda de pelo menos 5min nesse trecho, em nono lugar e quase 10min atrás do primeiro. Até o PC 11 fui recuperando posições ficando em sétimo lugar e mantendo os mesmos 10min atrás do líder.





No PC12 cometi um erro, perdi mais cinco minutos, no seguinte PC outro erro e mais dois minutos perdidos, voltando para a nona colocação. Depois disso, novamente fui ganhando posições, no PC18 estava em 7º e a 14min30seg do líder, mantive essa diferença até o final, mas perdi duas posições, uma no PC20 e outra no PC22. Terminei a prova em nono lugar, a menos de um minuto do sétimo.

Foi uma prova num lugar magnífico: pesque-pague Santo Antonio, mas pouco fiquei para poder voltar à minha família.

Mapa da 2ª et. do CMOC - categ. H21A
Agradeço à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apóia nas provas.

Resultado:
     9° de 19 participantes na Categoria H21A (Avançado)

Informações da etapa:
     Resultados
     Gráficos - Grupo 4
     Fotos
     Vídeo Gapiano