quarta-feira, 8 de agosto de 2012

17º Revezamento Volta à Ilha

Corrida 04/2012 – 17º Revezamento Volta à Ilha

Após ausência de mais de dois meses, venho escrever um extenso relato...

Para quem não conhece, essa corrida é uma das mais admiradas do Brasil, votada através da Revista O2, por três consecutivos (2007-2009). Por isso, também é uma das mais concorridas e difíceis de participar. Enquanto várias em que possui limites de inscritos, e acabam as inscrições em poucos minutos (exemplo do Iron Man em Florianópolis, onde foram 14 minutos), a Volta à Ilha precisa ter muita sorte, ou competência. Explico: para conseguir inscrição, você tem que ser um dos primeiros colocados na edição anterior, ou nas outras provas de mesma organização (Desafrio, Revezamento de São Francisco, ou Praias e Trilhas), ou já ter corrido ao menos 6 edições (inclusive em 2010 ou 2011), ou simplesmente coloca seu nome para o sorteio (nesse ano foram 737 equipes cadastradas para 114 vagas!!!).

É um revezamento em dupla, oito ou doze pessoas, percorrendo uma volta completa na ilha de Florianópolis, com 140km divididos em 19 trechos variando de 4,7 à 15km cada. As largadas são por onda, começando às 04h15min da madrugada manhã (rsrs), com as equipes que possuem o ritmo mais lento (acima de 6'35"/km), sendo a última largada às 7h45min, com as equipes mais rápidas (nessa sairá o campeão), com ritmos abaixo de 5'20"/km. Para receber a medalha e não ser desqualificado, a equipe deve chegar antes das 20h15min do mesmo dia.

Nunca esteve em meus planos participar dessa corrida, devido principalmente à essa dificuldade, e aos altos custos envolvidos (inscrição, transporte, hospedagem, equipe de apoio, alimentação,...). Mas esse ano fui convidado à participar, portanto não precisei passar por todo o processo burocrático descrito acima. Meu técnico Leandro, da HP Assessoria conhece o pessoal que estava com vaga garantida (Meridiano Turismo, Pizzaria Baggio, Batel Condomínios), mas para uma categoria fortíssima (Aberta, onde estão sempre os campeões, e possui um tempo reduzido para completar a prova). A previsão de largada seria às 07h30min da manhã, ou seja, tempo de 12h45min, ritmo de 5'27"/km, porém a equipe planejava fazer quase 6'/km (na melhor das hipóteses pouco mais de 5'30"/km). Então, a equipe me convidou à correr com o objetivo de melhorar o ritmo, para chegar até o horário limite, evitando a desqualificação. Sendo assim, só iria arcar com custos de transporte até Florianópolis, ficando o restante à cargo da equipe. Ou seja, custo mínimo... isso que eu pensava... pois na primeira reunião com a equipe já tive uma despesa de mais ou menos R$1.000,00... explico: Deixei o carro estacionado na rua, próximo à pizzaria onde foi a reunião, e quando retornei ao veículo, esse havia sido arombado, levaram estepe, GPS, pen-drives e caixa de ferramentas (sem contar o susto, pois estava chave de casa, e com endereço!!). Menos mal que considero que recuperei parte desse prejuízo, o qual falarei logo depois. Nessa reunião conheci o André, Fábio, Felipe e o Paulo.

Os percursos foram divididos, e ficando comigo o trecho considerado o mais dífícil: Morro do Sertão, com 15km de distância, duas subidas fortes (a primeira com mais de 200m em menos de 1km), e uma descida que ainda pior. Com isso, "ganhei" ainda outro trecho de trilha, com 5,8km, considerado díficil. E ainda faria mais um ou dois dos três últimos trechos, que é livre e qualquer atleta da equipe pode correr.

Na sexta-feira que antecedeu a prova, viajei para Florianópolis junto com meu treinador, Leandro. Pegamos o kit da equipe, fomos para o hotel, jantamos e descansamos. No final da noite o André e o Felipe pegaram o kit, e combinamos o horário para a manhã seguinte.

Sábado de manhã, conheci o restante da equipe (o último foi o Richard, que encontramos minutos antes, já na largada), e a partir daí foi correria (pelo menos para o que estava cumprindo seu trecho) e festa para os demais dentro da van, é claro, sempre se preocupando com a planilha de tempo, e sempre que abaixava alguns segundos ou minutos foi sempre bem comemorado.

A logística da equipe, contanto com uma van e uma moto (congratulações ao André, que pela experiência sabia que somente a van não daria conta), foi perfeita. Não perdemos tempo em nenhuma transição, sendo que o máximo que aconteceu foi na transição da seção 11, do Felipe para o Richard. No que o Richard chegou de moto, o Felipe estava entrando na transição... questão de segundos!!! E também após o Morro do Sertão, o Raul quis fazer o primeiro dos trechos livres, ele foi de moto para essa transição, enquanto a van já foi para a próxima... sábia decissão, pois estava muito congestionado (muitas equipes perderem tempo nessa transição).

Quando vimos que estávamos com tempo de sobra em relação à nossa planilha, ou seja, chegaríamos dentro do prazo específicado (antes das 20:15 de sábado), decidi que não precisaria correr os últimos trechos (a não ser que alguém não quissesse), deixando para os reais integrantes da equipe, sendo os que correram três trechos: Raul, Richard, e Felipe finalizando na beira mar, já à noite.

Portanto, fiz "apenas" dois trechos, o primeiro (na verdade o trecho 8) com 5,8km (acredito que deveria ter um pouco mais), fiz 28min 29seg, passei 13 atletas e ninguém me passou. Já o segundo trecho meu (trecho 16 da prova) foram os 15km, incluso o Morro do Sertão (ou Morro Maldito), fiz em 1h 12min 35seg, contei 65 atletas (que passei), ninguém me passou novamente, mas um que largou logo na minha frente sumiu...

O que comentei antes, que reduziu o prejuízo, é que logo após que chegamos (pouco antes das oito da noite) ocorreu o sorteio da mega sena, e não é que eu fiz uma quadra?!?! Prejuízo reduzido pela metade, hahaha.

Comentários da equipe sobre a prova/equipe/...:

André:
     "Galera, foi demais!!!
     Obrigado pela amizade e o carinho de todos!!!!! É muito bom ser amigos de vocÊs!!! Ano que vem tem mais!!!
     Leandro, muito obrigado por tudo!!!! Vc foi fundamental para realizarmos essa prova! Além de conseguir a vaga, foi perfeito no planejamento e distribuição dos trechos!!!
     To com o Zé, ano que vem vou baixar todos os trechos!!!!!
     vamos fazer a meia de CWB?
     24/6??
     Eu to dentro!!!!
     Vamos levar as corridas a sério!!!"

César:
     "Pessoal,
     Agradeço também todos vocês, sem exceção.
     Não conhecia ninguém do grupo até exatas três semanas atrás, onde tive a oportunidade de encontrar o André, o Paulo, o Fábio, e o Felipe, na única reunião formalizada da equipe, antes de viajarmos à Floripa. Os demais da equipe, Zé, Raul e Richard, conheci apenas à poucos minutos da largada.
     Porém, o mistério de saber como vocês iriam se comportar com um cara praticamente estranho, e com pretensões bem diferentes nesse mundo da corrida, já começou a desaparecer nos primeiros instantes, ainda antes da largada.
     Confesso que fiquei bastante apreensivo, principalmente com alguns percalços do grupo no começo,... cadê a van?!,... acho que está faltando alguém, temos que sair para chegar a tempo na largada!!,... deixei o cinto (frequência cardíaca) no quarto (mais precisamente no bolso da calça jeans!!), o motoqueiro pega!! (tudo isso ainda na frente do hotel),... cadê o Richard?! (já na largada),... e tira foto aqui, foto ali, com a largada das 6:45 praticamente completa, só faltando nossa equipe,... e o mapa dos percursos que não tinha!!!
     Mesmo com tudo isso, depois de dada a largada, entramos na van, e aí sim começou a diversão e toda a energia que só uma prova de revezamento consegue unir. Todo o mistério e apreensão, se resumiu quando passamos pelo Paulo, no primeiro trecho. Que energia repassada à ele. Tenho certeza que isso o motivou a chegar na primeira transição, e ainda se comprometer a fazer o segundo trecho, mesmo quebrado, e praticamente seguindo a planilha de tempo.
     Isso foi só o começo, e a partir daí foi cada vez melhorando mais. Não vou relatar aqui cada trecho, pois isso já está e ficará na memória de todos.
     Mas saliento, que cada um vez o melhor de si, e isso possibilitou chegarmos ao final, e bem, de uma desgastante prova.
     A para os que me perguntaram se nós tínhamos ficado em último... NÃO. Acabou de sair o resultado (anexo), e teve outras três equipes atrás de nós, nessa categoria que é a mais forte e concorrida de todas.
     Mais uma vez, Parabéns para cada um de vocês, e certeza que iremos nos encontrar algumas vezes."

Fábio:
     "Ao Grupo que efetuou está grande prova, não tenho nem palavras para me expressar meu sentimento, pois após cada trecho, cada superação, cada limite ultrapassado e todos com o mesmo pensamento vou dar o meu melhor porque a minha equipe merece, são todos caras de muita fibra. Agora vou confessar no meu primeiro trecho tive vontade de desistir, mas pensei vou frustra os meus amigos antigos e tb. Os novos, então dei tudo de mim e digo não foi fácil, mas tem uma coisa que devo dizer! VALEU APENA CADA GOTA DE SUOR DERRAMADA.
     UM FRATERNO ABRAÇO A TODOS ESTES MEUS NOVOS E VELHOS AMIGOS, POIS O QUE PASSAMOS MASTERCARD NÃO PAGA!!RSRSRSRSR...
     QUERO ÁGUA, RSRSRSRS.....
     DALHE VERDÃO"

Felipe:
     "Não tenho palavras para descrever minha alegria e satisfação por tudo:
          Experiência
          Convívio
          Aprendizado
          Intensidade de relação
          Adaptação rápida, etc., etc.
     Obrigado de coração a todos os amigos por me presentearem com a inesquecível experiência de correr o último trecho!!!
     Obrigado André pela organização, disponibilidade e amizade!
     Obrigado Paulo, por se superar apesar da contusão!
     Obrigado Richard, pela entrega e alto astral constante!
     Obrigado Zé, pela tranqüilidade e amizade durante todo o dia!
     Obrigado Fábio, por ser simplesmente um monstro, um animal, um jacaré, nos 2 trechos mais difíceis dos “amadores”.
     Obrigado Raul, pela estratégia, conhecimento, doação pela equipe e direção segura, RS.
     Obrigado César, nosso queniano por nos segurar no tempo, pela humildade de ter sido igual a nós mesmo sendo diferente!
     Enfim, Um grande abraço em todos e espero que nosso encontro seja o mais breve possível, para trocarmos fotos e rirmos bastante"

José:
     "se me aceitarem..to dentro!!!
     vou mais preparado e vou baixar TODOS os trechos!!
     valeu a experiência...a sintonia da equipe estava perfeita.
     ontem sonhei com os dois trechos que fiz (Jurere e campeche paradisíacos) e o que poderia melhorar...fui privilegiado na corrida...VALEU André!!
     abraço à todos e domingo tem ATLETIBA...pra cima deles verdão!!"

Paulo:
     "Após merecido descanso comunico a todos os amigos e bravos corredores que estou de volta e esperando no dia 03/05 na Pizzaria Baggio da Agua Verde saborearmos juntos uma pizza e um Belo vinho da Toscana..........Saluti a Tutti..........."

Raul:
     "inicialmente gostaria de agradecer o convite feito pelo Ximenes e pelo André, para participar da equipe. Obrigado.
     NOS GANHAMOS !!!!!! Eu particularmente , ganhei e ganhei muito, ganhei novos amigos, ganhei humildade, ganhei vencer desafios, ganhei o saber que eu posso, ganhei alegria, ganhei novos conceitos, um deles: Para você conhecer uma pessoa, de poder a ela... Nao ... Para conhecer uma pessoa conviva com ela 12:45 horas dentro de uma Van ... Que Equipe! Parabéns a todos pelo convívio, pela união ,pela forca que todos deram a todos. Novamente obrigado pelo convite. REALMENTE FOI A PROVA MAIS EMOCIONANTE QUE JÁ FIZ !!!
     Agora depois da prova ficamos relembrando muitos fatos:
     Dentro da Van :
     ... A euforia de quem acaba de correr seu trecho, para quem correu ele foi o mais importante e o mais difícil de todos, e assim que nos sentimos, e isso e muito legal. E a sensação antes de sair pra correr, paira um silencio do corredor, um misto de preocupação, ansiedade, estratégia..
     Essa e a prova, e por isto que ela e fascinante, nos remete aos nossos limites físicos e emocionais...
     E a chegada, a nossa euforia por ter completado e a exaustão do Felipe por ter dado tudo no final, um braço nas suas costas pesando uma tonelada... Essa e a PROVA. !!!
     Foi um showww de todos!!! Meus parabéns e obrigado."

Richard:
     ..." e proximo ano?? tamo dentro?? Outra vez experiencia 10, novos amigos ( mesmo sendo daquele green time ) e nao fez sol !!!!!! somente ontem ! fiquei devendo algo ? ainda nao recuperei 100%.. e a MEIA de CWB?"

Parciais:
Seção 1 = Pace: 5:26 (Paulo)
Seção 2 = Pace: 4:58 (Felipe)
Seção 3 = Pace: 5:02 (Richard)
Seção 4 = Pace: 4:44 (Raul)
Seção 5 = Pace: 6:06 (André)
Seção 6 = Pace: 5:00 (José)
Seção 7 = Pace: 6:27 (Fábio)
Seção 8 = Pace: 4:56 (César)
Seção 9 = Pace: 5:41 (Paulo)
Seção 10 = Pace: 5:37 (Felipe)
Seção 11 = Pace: 5:04 (Richard)
Seção 12 = Pace: 5:10 (Raul)
Seção 13 = Pace: 5:48 (André)
Seção 14 = Pace: 5:55 (José)
Seção 15 = Pace: 5:03 (Fábio)
Seção 16 = Pace: 4:51 (César)
Seção 17 = Pace: 5:31 (Raul)
Seção 18 = Pace: 5:14 (Richard)
Seção 19 = Pace: 5:18 (Felipe)

Tempo Total:12h 28min 34seg

Resultado:
33° de 36 participantes na Categoria Aberta (a mais forte)
Trecho 8 (individual meu): 28º de 393 participantes (13º de 37 na aberta)
Trecho 16 (individual meu): 35º de 380 participantes (12º de 36 na aberta)

Informações da etapa:

Vídeo:


Fotos:

Momentos antes da Largada

Membros da equipe e amigos de outras equipes

Atleta 1: Paulo

Atleta 2: Felipe

Atleta 3: Richard

Atleta 4: Raul

Atleta 5: André


Atleta 6: José

Atleta 7: Fábio

Atleta 8: César

Equipe completa, após chegada

2 comentários:

  1. Oi, Cesar.
    Visito seu blog pela primeira vez. Muito legal o seu relato na Volta a Ilha. Tirando o fato do seu carro ter sido arrombado, correu tudo muito bem. Ficasse ainda com trecho nervoso da prova. Parabéns para todos da equipe de vocês.
    Tbem tenho um blog de corrida, quando puder, apareça por lá.
    Abraço e boas corridas!!
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Helena, essa questão do carro é algo que estamos vulneráveis... acontece!!!!

      Realmente os trechos que peguei são uns dos mais difíceis, mas já estou acostumado (sempre faço prova de montanha, fiz o K42, desafrio,...), e entrei na equipe já sabendo o que iria enfrentar.

      Visitei seu blog, vi que seu foco será 5km. Depois de anos correndo provas de 10, meia, maratona e até Ultra (Desafrio 52k), no ano passado foquei também em provas de 5km, objetivando o trabalho de base. Melhorei bastante meu desempenho, inclusive reduzindo os tempos. Fizeste uma ótima escolha.

      Bons treinos e corridas, abraços

      César Condrati
      http://condrati.blogspot.com

      Excluir