quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Corrida Unidos pela Vida - Pequeno Príncipe (Corrida do Rebouças)

Corrida 04/2013 - Corrida Unidos pela Vida - Pequeno Príncipe (antiga Corrida do Rebouças)


Equipe HP no Revezamento entre Parques
A quarta corrida do ano deveria ter sido o Revezamento entre Parques, organizado pela Prefeitura de Curitiba (através da SMELJ). Porém uma sucessão de ocorridos não permitiu minha competição (minha dupla não apareceu no dia, e além disso a inscrição não havia sido efetivada!!), então percorri sozinho a segunda metade, sem pretensão nenhuma.








Em frente à tenda da HP Sports
Voltando para a Corrida do Rebouças (vou tratá-la assim, pois é como os corredores à conhece), fiz uma preparação exclusiva para fazer nessa corrida meu melhor tempo nos 10km. Fiquei mais de um mês sem competir em provas oficiais (a última foi a Corrida em Montanha), sendo que sempre que estou inscrito, exijo de meu corpo o máximo, demandando um grande esforço e consequentemente um bom tempo para recuperação. Portanto nesse quesito eu estava totalmente descansado e recuperado.
















Alongamente e aquecimento pré corrida
A corrida foi dia 05/05, com largada e chegada em frente ao Estádio Durival Britto e Silva (Paraná Clube). É uma das provas mais planas de Curitiba (se não a mais plana), com largada às 07h 30min. A melhor de todas para buscar seu record pessoal. E foi isso que eu objetivei.












Largada, estou do lado esquerdo na foto
O treinamento desde o início do ano foi objetivando essa prova, com uma excelente base em janeiro, e nos meses seguintes intercalando rodagens, tiros, fartleks e testes de velocidade. Consegui manter uma média entre 4 e 5 treinos por semana no mês anterior à prova (95% dos treinos propostos).













Logo após a largada
Só pelos treinos muito bem realizados, já mirava que o record (corrida do Sesi) seria quebrado. Para melhorar, eu estava me sentindo muito confiante durante a semana anterior inteira. No dia da prova acordei cedo, fui um dos primeiros à chegar ao local da prova (ainda noite), conversei bastante com meu treinador Leandro, escolhi o tênis mais leve que tenho (Mizuno Revolver), inclusive até arranquei as mangas da camiseta, deixando-a uma regata (lembrei de uma conversa que tive com o Giliard, multi campeão do K42 Bombinhas, me disse que o corpo precisa ventilar, não pode sentir calor), e até o boné momentos antes da largada o tirei. O clima estava ótimo, cerca de 15ºC, nublado, e com leves gotas de chuva somente no decorrer da prova.

Com o amigo Marco Piazza








Praticamente na chegada, esforço máximo






Fiz um ótimo aquecimento, adentrei ao funil de largada faltando menos de 5min do início, buscando ficar na frente evitando perder minutos preciosos. Larguei muito bem, conseguindo emplacar um 3'20" no primeiro quilômetro, e já sem tráfego que me atrapalhasse. A primeira metade da prova passei com 17min 43seg (3'33"/km). Fomos juntos o Marco Piazza e eu, desde o terceiro até o 6,5km, um dando força ao outro, quando ele começou à ficar pouco atrás. Rodando sozinho não conseguia manter o mesmo ritmo que estava, e começou à doer o baço. No oitavo quilômetro o Piazza me alcançou, sendo puxado por outro atleta. Aproveitei o gancho, e fomos em três, até uns 500m da chegada, quando novamente senti as dores. Já na reta de chegada, ao avistar o pórtico e o relógio marcando 35min 45seg, forcei ao máximo (o Leandro que me diga, sequer conseguiu tirar foto de mim, hehe), buscando um sub 36min. Passei o pórtico um passo atrás do Piazza, com 36min 02seg no tempo bruto, e 36min 00seg no tempo líquido, 3'36"/km, 16,67km/h (no meu relógio marcou exatos 35min 59,45seg, porém devemos considerar o tempo oficial, portanto ainda terei que buscar o sub 36min, rsrs), ou seja, novo RECORD PESSOAL na distância.

Estou ali do lado direito


Aguardando os resultados, com o Leandro
Esse tempo rendeu um excelente 16º lugar geral, dentre 526 atletas masculinos, porém não foi o suficiente para um pódium, fiquei em 4º lugar na categoria (somente os três recebem troféu).

Resultado extra oficial da categoria

Resultado oficial
Agradeço ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.

Resultado:
     4° de 74 participantes na Categoria
     16° de 526 participantes no Geral Masculino
     16° de 729 participantes no Geral

Informações da etapa:
    Resultados
    Site oficial
    Site Linha de Chegada
    Fotos HP Sports
    Fotos Vivo Esportes
    Fotos Foco Radical
    Relato Professor Adolfo Neto
    Notícia Magic Web Design

2 comentários:

  1. Que show!!!quero entrar várias vezes para ver as novidades!!!!Parabéns amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei ir colocando os relatos das provas logo após que forem disputadas. Obrigado pela visita, e que bom que gostou, ainda mais vindo de uma atleta referência e de elite.

      Excluir