domingo, 27 de fevereiro de 2011

Histórico 7° Desafrio 52k 19/06/2010

Corrida 16/2010

Uma das provas mais difíceis e bonitos do cenário nacional. A Ultramaratona que acontece em Urubici é chamada de “Desafrio”, por causa das baixas temperaturas, disputada em pleno inverno.

Urubici é uma das cidades mais frias do país. No dia da prova a temperatura média foi de 10ºC, um tanto alta para o período – meados de Junho. Menos de dois meses depois nevou.

O percurso foi em grande parte em estradas de chão e trilhas, e por isso estava com muita lama devido às chuvas dos dias anteriores (por sorte não choveu durante o evento). Também teve bastante oscilação altimétrica, variando entre subidas e decidas, mas sempre buscando a altitude máxima de 1.826m, no Morro da Igreja, na metade da prova, e depois retornava ao mesmo ponto de largada, no centro da cidade (900m de altitude). O total seria de 52km, mas muitos atletas mediram mais de 53km em seus GPS’s, mas de qualquer forma foi meu recorde em distância.

A primeira metade da prova, a famosa subida, fiz em 2h44min52seg. Já na descida, onde todo santo ajuda, o tempo não foi muito diferente, pois o corpo já não agüentava mais, mas o espírito almejava muito completar a prova. Faltando em torno de 12km já estava revezando uma leve corrida com caminhada. No último ponto de água, há 3km da chegada é que veio um último suspiro, pois cheguei em um concorrente da categoria (que por sinal acabou na minha frente no K42 Bombinhas, e tinha quase certeza que aqui não seria diferente). Então corri incansavelmente até o final, deixando-o para trás. Esse trecho fechei em 2h34min54seg, finalizando a prova em incríveis 5h19min46seg, média de 6min09seg/km ou 9,8km/h.

Fiquei em 2º lugar na Categoria e em 16º no Geral Masculino Individual. Considero um ótimo resultado, visto que foi a primeira experiência de ultramaratona (corrida com distância maior que os 42k da maratona).

Entre o Desafrio e a K42 Bombinhas, que disputei um mês antes, ambas as provas foram difíceis para mim, mas o Desafrio é pior, pelo fato de ter 10km a mais.

Resultado:
2º de 8 participantes na Categoria
16º de 125 participantes no Geral Masculino individual
16º de 150 participantes no Geral individual

Informações da etapa:
Fotos:
            Foco Radical (digitar o nº do atleta: 20 e pesquisar)
            HP Sports
            Pousada Arcanjo Rafael
            Super Pinguim
Vídeos:
            Pré largada (Desafrio_Largada - gicooo) (passei entre o 3:52 e 3:55)
            (passei entre o 0:29 e 0:30)
            Largada (desafrio 52km Uribici 19.06.2010 - meuamigowilliam) (passei entre o 1:41 e 1:42)
Documentário:
Relatos Diversos:
            Coca Corrida e Chocolate
                        Correio Lageano
                        Ecofloripa
                        FETRISC
                        Inspire
                        Percorrer
                        PM-SC
                        Portal Serra SC
                        Relatos de Resistência
                        Run4Life
                       
Sprint Assessoria Esportiva
Marcos Viana "Pinguim"

Fotos:

Checando o local de largada

Preparado para correr

Olha eu lá no meio...

Largada

Largada

E mais largada

Em algum lugar do percurso

Passando pela ponte pensil (enquanto ainda estava inteira)

E pela Cascata Véu da Noiva

Em algum lugar do percurso

Em algum lugar do percurso

Metade da prova, ponto mais alto da prova

Falta pouco

Agora muito pouco...

Chegada

Com a medalha

E com o troféu

Pódium

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Histórico Corrida do Artilheiro 13/06/2010

Corrida 15/2010

Continuando os relatos de 2010, ano no qual fui apoiado pela Ecoverde Corretora de Seguros (antiga Previsão Corretora), agora é a vez da Corrida do Artilheiro, que ocorreu no dia 13/06, nas dependências e proximidades do Quartel General do Boqueirão.

Durante a semana que antecedeu, treinei muitos longos para a corrida da próxima semana (Desafrio 52km), portanto não esperava fazer um tempo bom: algo em torno de 41 minutos estaria de bom tamanho, visto que outra prova há dois meses atrás (Corrida do Exército), nesse mesmo local fiz em 40min 32seg. Tanto que pensei que fosse o mesmo percurso, mas já no segundo quilômetro viramos em uma rua diferente. Aí só o final é que foi o mesmo.

Já no começo da prova imprimi um ótimo ritmo, passando na primeira metade com 19min20seg (média de 3’52”/km ou 15,5km/h) e consegui manter na segunda metade (19min51seg, média de 3’58”/km ou 15,1km/h), finalizando em 39min 11seg, com incrível média de 15,31km/h, meu melhor tempo na carreira na distância de 10km.

Resultado:
5º de 24 participantes na Categoria
36º de 440 participantes no Geral Masculino
36º de 531 participantes no Geral

Informações da etapa:

Fotos:

Largada

Olha o tanto de gente

E começa a prova...

Os atletas passando pela Av. Marechal Floriano

Em algum lugar do percurso

E chegando

Com a medalha no peito (pena que não apareceu!!!!rsrs)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Histórico 1ª Etapa Circuito Paranaense de Cross Country 05/06/2010

Corrida 14/2010
A Naventura já havia lançado dois Circuitos (Corrida em Montanha e o Cross Duatlhon) e enfim conseguiu lançar o terceiro: Circuito Paranaense de Cross Country, no qual tínhamos aqui no Paraná pouquíssimas provas nesse estilo. É um ótimo excercício para adquirir melhores condições para as demais provas do ramo e também para as corridas de rua.

A largada e chegada foram no Panorâmico Parque Clube em Pinhais. Foram 12Km de corrida, sendo a maioria em estrada de chão. A largada aconteceu no final da tarde, ainda com sol, mas frio. O clima estava muito seco e nas estradas do chão a poeira levantava bastante.
Já no segundo quilômetro a prova estava quase definida. Eu estava em oitavo lugar no geral, correndo mais do que podia (estava ainda sentindo o desgaste da recém trail marathon K42). No último quilometro ainda encontrei forças para passar mais um competidor e fechar a prova em sétimo lugar no geral, e alcançando mais uma vez o pódium na categoria.

Resultados:
     2º de 6 participantes na Categoria.
     7º de 59 participantes no Geral Masculinos.
     7º de 71 participantes no Geral

Informações da etapa:
     Resultados
     Fotos

Fotos:

Local de largada

Quase preparado para correr

Largada

Ainda no começo da prova

No decorrer da prova

Com o mini troféu

E no pódium

Resultado Categoria

Resultado Geral

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Histórico 2ª Etapa Circuito Paranaense de Cross Duathlon 30/05/2010

Corrida 13/2010
A largada e chegada da 2ª etapa do Circuito Paranaense de Cross Duathlon da Naventura foram na praça central da cidade de Bocaiúva do Sul, cerca de 40km de Curitiba.

Foram 3Km de corrida, grande parte em estrada de chão, 15Km de bicicleta, e finalizou com os últimos 3Km de corrida, realizada no mesmo percurso do primeiro trecho.
Estava entre os quinze primeiros na primeira transição. No trecho de bike tive problemas: caiu três vezes a corrente, perdendo vários minutos e colocações. Consegui recuperar umas três posições na última parte, mas cheguei somente em 25º no geral, e 3º na categoria, subindo novamente ao pódium.

Resultados:
     3º de 7 participantes na Categoria
     25º de 68 participantes no Geral Masculino
     25º de 79 participantes no Geral no Geral

Informações da etapa:
            Fotos
            Resultado

Fotos:
Local do evento

Checando o local de largada

Local de transição

Largada

Pegando a bike

e pedalando

Chegada

Mini troféu de participação

No pódium

Recebendo o troféu da Prefeita da cidade

Detalhe do troféu

Resultado Categoria

Resultado Geral

Relato site Naventura

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Histórico Vila do Farol K42 Bombinhas 22/05/2010

Corrida 12/2010

Vou descrever um pouco sobre a Corrida em Montanha na praia de Bombinhas: o Vila do Farol K42. A prova ocorreu no sábado dia 22/05, com a largada e chegada em frente à Pousada Vila do Farol, percorrendo uma volta inteira pelas praias e morros da cidade, conforme percurso anexo.

Foi a corrida mais difícil que participei. Foram 42km de muita praia (60%), trilhas (30%) e estradas (10%), com 750m acumulados de subida (desnível) – ainda perde para a Subida da Graciosa com seus 1.000m de desnível, porém em apenas 20km.

Devido a chuva que surpreendeu e caiu desde o dia anterior até quase a metade da prova, contrariando as previsões, as estradas e principalmente as trilhas estavam com muita lama e escorregadias. Várias vezes descia apoiando com as mãos, e algumas até sentado!!! Por causa da chuva, também, a maré estava mais alta que o normal, fazendo que a porção de praia diminuísse e em alguns trechos só conseguia correr por dentro do mar.

A primeira metade da prova corri em ritmo normal, passando em 1h57min20seg (média de 5’34”/km ou 10,8km/h). Porém a segunda metade estava com percurso muito difícil, devido em partes à corrida de 12km que por ali passou, e pelo desgaste natural do corpo. A média nesse trecho foi 8’29”/km ou 7,1km/h, fechando a prova em 4h 56min 39seg (tempo oficial), em 3º lugar na categoria etária, sendo que os dois primeiros acabaram entre os cinco na geral.

Essa corrida é a única etapa do Circuito que aconteceu no Brasil nesse ano. Outras cinco etapas foram nos seguintes locais: Ilhas Canárias, Deserto do Sahara, Chile, Espanha e Argentina. Por ser um circuito internacional, teve atletas também de fora do país (Argentina, Uruguai).

Resultado:
     3º de 7 participantes na Categoria
     17º de 83 participantes no Geral Masculino
     23º de 118 participantes no Geral

Informações da etapa:
     Site Oficial
     Fotos (digitar o nº do atleta: 76 e pesquisar)
     Mais Fotos
     Videos:
          K42 Bombinhas 2010.mp4 - taxnqn
          K42 Bombinhas Adventure Marathon 2010 - 2° Edição - trainercuritiba
          Vila do Farol K42 Adventure Marathon 2010 - Sebastian Argüello (ver no 4min00seg)
          K42 Maratona adventure - erb2605
          VideoK42Bombinhas_Yara2chuva.MOV - yaraachoa
          VideoK42Bombinhas_Yara5_trilha final.MOV - yaraachoa
     Resultados
     Relatos Diversos:
          Daniel Meyer Força Vegana
          ESP Brasil
          George Volpão
          Marcos Viana Pinguim
          Sprint Assessoria
          Webrun

Obs.: O próximo desafio, dia 19/06, será uma prova de 52km, na cidade de Urubici (SC), com temperatura próxima de 0ºC nessa época. A cidade possui o recorde de temperatura mais baixa do Brasil: -17,8ºC (não oficial) em 29/06/1996. Essa corrida terá próximo de 1.000m de desnível, saindo do centro da cidade, à 900m de altitude, subindo até o Morro da Igreja com seus 1.826m, e após retornando para a cidade.

Fotos:

Chegada ao evento da K42

Presente ao Congresso Tecnico

Conhecendo o local de largada

Aproveitando os raros momentos de sol que tinha

Já quase preparado para largar

E é dada a largada

Parte do percurso são em estradas de terra

Muita subida e lama

Passando entre pedras

Em alguns córregos tinha passarela

Ou ponte

Mas em outros casos tinha que passar por dentro mesmo

Correndo a mil na praia

E completo a Meia Maratona, agora falta outro tanto...

Teve muita areia para correr

Visual muito bonito

Mas ao mesmo tempo pesado

Determinado momento já não sabe se chora ou ri

Até que passa pela linha de chegada

Tem que repor as calorias, né?

Medalha de participação

Pódium

E medalha de Terceiro lugar

Percurso

Altimetria