quinta-feira, 6 de junho de 2013

Circuito Paranaense de Corrida em Montanha 2013 - 1ª Etapa - São Luiz do Purunã

Corrida 03/2013 - Circuito Paranaense de Corrida em Montanha 2013 - 1ª Etapa - São Luiz do Purunã


Poucos instantes antes da largada
     E começou no dia 24/03 o Circuito Paranaense de Corrida em Montanha de 2013, organizado pela Naventura. A primeira etapa aconteceu na cidade de São Luiz do Purunã, na Estância Águas da Serra (mesmo local onde abriu o Circuito no ano passado, além de outra etapa noturna).

     O Circuito possui 4 etapas previstas nesse ano, organizadas em sua totalidade pela Naventura. Novamente nesse ano, idem ao anterior, teve dois percursos: 12km e 6km.










Pelotão da frente na Largada
     A largada foi mantida às 09h da manhã, felizmente não estava calor. Além disso, o percurso estava seco, meu tênis praticamente não sujou (isso que teve o trajeto rio abaixo por uns 200m).

     Consegui me aquecer bem antes da largada, e consegui manter nos primeiros trechos, durante a estrada de chão, entre os primeiros. Passei os dois primeiros quilômetros em sexto lugar. Na minha frente estavam corredores que eu sabia não ter condições de ultrapassá-los: Guilherme Batiuk, Willian dos Santos, Murilo Klein, Valdecir Tavares e Claudio Faisca.

     Entramos à esquerda num caminho de grama, variando várias subidas e descidas, quando notei que o Claudio diminui bastante a velocidade numa subida, então aproveitei para passá-lo (o conheço de nome nas corridas de rua, o qual normalmente, senão em todas as provas, terminou na minha frente) - pulei para 5º lugar.



Descidão, reparem nos galhos caídos ao fundo
     Durante esse caminho, teve muitos galhos no chão, e algumass árvores caídas, aumentando nossa atenção por onde pisar. Corri esse trecho praticamente sozinho. Entre o Km 5 e 6 tem um rio, o qual percorremos no sentido da correnteza por uns 200 metros. Para minha surpresa, passei "fácil" pelo Valdecir (em todas as provas de montanha no ano anterior ele ficou na minha frente, só fui melhor na maratona, ou seja, em prova longa), o qual estava lavando a cara. Percebi que ele não estava num bom dia, então aproveitei para forçar um pouco para não me alcançar. O rio não estava cheio dessa vez, ficando sempre abaixo da cintura (porém teve alguns atletas que foram pelo meio, onde numa parte não dá pé).

Rio abaixo


Literalmente por dentro do rio
     Saí da água em 4º lugar, e fui avisado que estava um minuto atrás do Murilo (também sempre na minha frente nas corridas de rua, porém era sua estréia no Circuito de Montanha - ele correu os 21km Curitiba, ficou na minha frente até o km 15). Na metade da prova, por onde passa ao lado da chegada, notei o Murilo meio distante, mas tentava alcançá-lo, sem sucesso.


Chegando à metade da prova

     Descemos por uma trilha muito técnica, fazendo uma curva à quase 180º, retornando (subindo) até uma estrada de chão. Percorremos por parte de um percurso de Montain Bike dentro da fazenda, contendo uma subida muito íngreme, começando num campo aberto e terminando numa trilha técnica e deslizante. Estávamos passando pelo oitavo quilômetro. Ao sair da trilha, voltando à estrada de chão, escutei algumas passadas logo atrás, era o Valdecir e o Mourival lado a lado. No momento tive a convicção que não conseguiria manter à frente, pois eles vindo juntos estavam mais fortes. Percorri por mais de um quilômetro por essa estrada, sempre subindo, preocupado em não ser ultrapassado, mas agora passando por vários participantes da caminhada, me incentivando.


Praticamente na reta final, com competidores que fizeram 6km
     No retorno, chegando ao ponto mais alto da prova (com uma visão ampla e maravilhoras de toda a região), faltando menos de dois quilômetros para a chegada, coloquei em minha cabeça que não poderia perder a posição. Na descida com um quilômetro de extensão e 170 de declive, com muitas pedras soltas, erosão que formavam valetas, e até uma rampa de montain bike (quase me esfolei aí), fui à mil. Não consegui alcançar o Murilo (fechou com quase 50seg de vantagem), mas também não fui ultrapassado (abri mais de 30seg do Valdecir).










Chegada

     Ano passado, nesse mesmo local, fiz 1h 03min 12seg, sendo o 7º colocado geral e campeão da categoria 30-34 anos, situação que mantive até o final do Circuito 2012. Agora em 2013 consegui melhorar consideravelmente, fechando com o tempo de 1h 00min 01seg (três minutos menos), ficando numa inédita posição Geral de 4º colocado, dentre 109 atletas masculinos (ano anterior foram 94).


"Deixa eu ver Papai", hehehe



Já o estou acostumando a receber troféu, que venham muitos outros...


Pódium Geral, 4º lugar


Pódim Geral, 4º lugar

     Agradeço ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva, pela parceria formada entre a Naventura Mkt Esporte e Turismo e a Ecoverde Corretora de Seguros, o que me forneceu a inscrição para participar dessa prova.


Local de realização da prova
Resultado:
     2° de 18 participantes na Categoria
     4° de 109 participantes no Geral Masculino
     4° de 157 participantes no Geral

Informações da etapa:
    Resultados
    Site oficial
    Site Linha de Chegada
    Avaliação Trail-Labs (ou aqui no antigo site Trail Running Brasil)
    Fotos Foco Radical
    Vídeo programa Sport Time
    Vídeo da largada
    Vídeo do Joel Matos, numa subida entre o primeiro e segundo quilômetro
    Vídeo do Joel Matos, de minha passagem pelo rio
    Vídeo do Joel Matos, de minha descida no final da prova
    Relato e fotos de Run2B