quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fila Night Run - Curitiba

Corrida 13/2011 – Fila Night Run - Curitiba

Atletas HP se protegendo da chuva (bem) antes da largada


Minha primeira e única corrida de 10km no ano. A última vez que havia corrido a distância de 10km foi a mais de um ano, dia 22/08/2010, na 4ª etapa do Campeonato Adulto de Corrida de Rua de Curitiba (SMEL), na Igreja Batista do Bacacheri. Naquela corrida fiz o tempo de 40min25seg. Antes da corrida eu estava muito confiante para abaixar essa marca, visto que na última competição consegui meu record nos 5km, e o treinamento estava seguindo à risca.






Alongamento coletivo

Foi dia 01/10 à noite, no Jockey Club, mesmo local das corridas do Circuito Adidas. Durante o dia teve uma leve garoa, mas menos de uma hora antes da largada caiu a "chuva", o que prejudica e muito minha corrida (ainda tenho na lembrança a maratona de Florianópolis de 2008, onde quebrei na segunda metade, após largar e rodar todo tempo debaixo de água). Meu técnico, Leandro, ainda foi fazer o alongamento coletivo com toda a galera da corrida, lá no palco, tudo debaixo de chuva.


Fiz um pouco do alongamento, mas preferi um aquecimento, onde encontrei a Leticia Saltori (1ª colocada nos 5km) e o Henrique Artico (4º colocado nos 5km). Novamente procurei um bom lugar para largar, bem na frente. Dessa vez passei pela linha de largada com dois segundo e meio após a largada real (ou seja, larguei quase em cima do tapete de marcação).

Dentro da tenda. Ao fundo o técnico Leandro

Já na largada, visualizei a Dione D'Agostini, uma das melhores atletas do Paraná, que sempre termina na frente. Larguei e fui junto com ela, mas ela vai muito forte e consegui manter contato visual até quase a metada da prova, perto do km 4,8, onde passei com 18'37" no controle e a Dione 15seg antes. A partir daí fui mantendo o ritmo, consegui alcançar um atleta, ao mesmo tempo que outro me alcançou, porém no oitavo quilômetro os dois aumentaram o ritmo, fui junto, fechei com o melhor pace (3'23" nesse km), mas aí senti uma fisgada no abdômen e decidi reduzir a velocidade para não ter perigo de desistência. E é bem nesse momento da prova que é o pior, pois os primeiros colocados do percurso de 10km encontra os últimos colocados do percurso de 5km (imagine uma ferrari tentando ultrapassar vários fusquinhas em pista simples e sem espaço!!!!), sequer pedindo licença o pessoal não respeita os mais velozes. Já quase na chegada tive o incentivo do técnico Leandro, e por isso forcei nos últimos duzentos metros, onde só assim consegui o tempo que queria.


Mesmo com todos esses inconvenientes (chuva, dor no abdômen, e "retardatários"), mais uma vez ainda deu certo, e consegui o melhor tempo na distância... NOVO RECORD PESSOAL, e pela primeira vez abaixando para a casa de 38 minutos: 38min 57seg, média de 3'53"/km ou 15,4km/h (obs.: se eu conseguisse manter o ritmo dos oito primeiros quilômetros até o final, teria abaixado para a casa dos 37min - Ah, e a Dione terminou com 37'38").




Agradeço mais uma vez à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.


Parciais:
Km 1 = 3:31
Km 2 = 3:43
Km 3 = 3:35
Km 4 = 4:03
Km 5 = 4:17
Km 6 = 3:51
Km 7 = 3:59
Km 8 = 3:23
Km 9 = 4:19
Km 10 = 4:16

Resultado:
            3° de 162 participantes na Categoria
            14° de 1037 participantes no Geral 5km Masculino
            15° de 1470 participantes no Geral 5km

Informações da etapa:
            Resultados
            Site oficial
            Fotos Foco Radical
            Relato de Renata Gasparin
            Relato da Equipe Equipiazza
            Relato da Equipe Jacaré de Conga

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Circuito das Estações Adidas Curitiba - Etapa Primavera

Corrida 12/2011 – Circuito das Estações Adidas Curitiba - Etapa Primavera

Essa foi a terceira etapa do Circuito, no dia 04/09. Aconteceu no mesmo lugar, e com mesmo percurso da etapa anterior (agora correto, com os 5km).

Mais uma vez vim bem preparado, mas agora, também, treinado pelo Leandro da HP Sports. Estava confiante que iria fazer o melhor tempo na distância de 5km, idem à etapa anterior, mas ficaria esperto aonde deu a confusão daquela prova. Mas dessa vez deu tudo certo, e realmente foi o melhor tempo... NOVO RECORD PESSOAL, e abaixando para a casa de 17 minutos: 17min 45seg, média de 3'33"/km ou 16,9km/h.


Larguei novamente bem na frente, no pelotão Quênia (mas mais uma vez sem ter nada especificado no numeral). Para se ter uma idéia, passei pela linha de largada apenas um segundo e meio após a largada real (teve gente que levou 6 minutos!!!). Forcei o ritmo desde o começo, consegui manter com algumas poucas variações, mas fui praticamente sozinho durante todo o trajeto. Se tivesse alguém acompanhando, poderia até abaixar um pouco mais esse tempo, mas fica para uma próxima vez.



Para finalizar, precisava ainda treinar mais 10km. Fiz o percurso maior, mas não sabia em quais ruas passava, tive que ir perguntando para os Staffs que estavam aguardando o transporte. Por sorte, no quilômetro 4 comecei a encontrar os últimos colocados, aí não teve erro... só ir acompanhando e ultrapassando o pessoal. Consegui ultrapassar mais de 200 atletas (parei de contar nos 200, pois estava quase chegando!!!) e fechar abaixo de 42min, totalizando 15km em menos de 1h.


Agradeço à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.


Parciais:
Km 1 = 3:29
Km 2 = 3:42
Km 3 = 3:05
Km 4 = 3:45
Km 5 = 3:44

Resultado:
            3° de 138 participantes na Categoria
            8° de 705 participantes no Geral 5km Masculino
            8° de 1535 participantes no Geral 5km

Informações da etapa:
            Resultados
            Site oficial
            Fotos Vivo Esportes
            Fotos Foco Radical

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

4ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha

Corrida 11/2011 – 4ª Etapa do Circuito Paranaense de Corrida em Montanha

Antes da largada, junto ao pórtico
Tirando as competições de orientação, só havia feito corridas de 5km. Essa foi a primeira no ano com quilometragem maior: 12km. E são 12km de estrada de chão, trilhas, e muita subida (e descida, que também não é tão bom!!). Foi a única corrida de montanha nesse ano, e escolhi como preparação para a Meia Maratona de Pomerode.


A corrida foi em Campo Magro, dia 28/08, no Gramados do Palha, e organizada pela Naventura.
Todos preparados para a largada (ou quase todos...)
Aproveitei para levar meu filho, com menos de nove meses, e minha esposa. O dia ajudou, pois fez muito sol (só para correr que não foi muito bom, mas por eles, valeu).


A largada foi às 09h da manhã, já com bastante sol. Mantive entre os primeiros no primeiro quilômetro, até a entrada da trilha. Como faz tempo que não corro em trilhas e subidas, perdi rendimento na primeira subida, onde vários atletas me passaram. Mas esse ano essa subida em trilha estava muito melhor que o ano passado (que choveu na noite anterior).


Ainda bem no começo, estava em segundo lugar!!!!
Na saída da trilha teve um trecho de corrida rápida, com variações de descidas e subidas leves. Aí imprimi um ritmo forte, passando alguns atletas, inclusive o Fernando Furman, da mesma categoria minha (sendo que normalmente ele acaba na minha frente). Já estava disputava ali o 6º lugar geral.



Em uma das trilhas, bem concentrado onde pisa
Nisso vem a parte mais díficil, a subida do Morro da Palha, com seus 1.110 metros de altitude, perdi três posições, mas todos de outras categorias. Cheguei lá em cima em 9º lugar, com alguns segundos de vantagem para o 10º. Na descida, não consegui forçar por dores no baço. Perdi mais uma posição, não o contato. Acabou a descida, agora somente plano, mantive o mesmo ritmo que estava na descida, e o outro competidor não me acompanhou, consegui conquistar novamente o 9º lugar, indo até o final assim.







Com a medalha no peito, e meu gurizão (com sono)
O resultado foi melhor que eu esperava, fechando em 1h05min51seg, melhorando em 3min30seg o tempo do ano anterior. Conquistei o primeiro lugar em minha categoria, meu segundo pódium do ano.





Pódium da categoria 25-29 anos: Primeiro Lugar

Agradeço à Ecoverde Corretora de Seguros, empresa que me apoiou nessa prova, e ao treinamento repassado pelo Leandro Hadlich e sua equipe da HP Sports Assessoria Esportiva.







Parciais:
     Km 1 = 3:52
     Km 2 = 5:14
     Km 3 = 9:10
     Km 4 = 3:01
     Km 5 = 5:17
     Km 6 = 7:06
     Km 7 = 7:10
     Km 8 = 8:55
     Km 9 = 4:02
     Km 10 = 4:25
     Km 11 = 3:38
     Km 12 = 4:01

Resultado:
     1° de 4 participantes na Categoria
     9° de 48 participantes no Geral Masculino
     9° de 72 participantes no Geral

Informações da etapa:
    Resultados
    Site oficial
    Fotos Wester Fernando (Prova)
    Fotos Wester Fernando (Pódium)
    Fotos Wester Fernando (Organização)
    Fotos Wester Fernando (Diversas)